O COMSAUDE – Conselho Municipal de Saúde de Americana, reuniu-se ontem, quarta-feira (17) no Auditório da Câmara Municipal de Americana ??? Praça Divino Salvador, nº 05, Bairro Girassol, Americana – SP, para realização da última Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Saúde de 2014. 
Na ocasião, o Vice Presidente do COMSAUDE, José Calos Leite informou que, conforme relato recebido dos médicos do Departamento de Cirurgia Geral do Hospital, diante do caos que os mesmos vem enfrentando dia a dia no seu trabalho, com excesso de carga horária pelo número insuficiente de médicos cirurgiões, atraso no pagamento de salários, etc. e vistorias realizadas pelos conselheiros municipais, a situação do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, é “caótica”. 
Foi constatado que a greve decretada pelo servidores municipais por falta de pagamento dos salários e  a interrupção da entrega de materiais básicos e insumos, está afetando de forma significativa o atendimento dos usuários.  As cirurgias eletivas já foram canceladas, faltam insumos básicos e os 200 médicos estão sem receber salários.
Já o Secretário de Saúde, Dr. Wagner Tegon, informou que, em reunião realizada com o prefeito Paulo Chocolate  (PSC) e seu secretariado, os médicos se comprometeram em garantir o atendimento.  A greve dos demais servidores da saúde que não receberam seus pagamentos e o 13º salário impacta no atendimento médico. O prefeito se comprometeu em pagar os médicos até o dia 23, mas o secretário busca novas alternativas.
Segundo ele, há risco de parar o serviço público, caso a situação não seja regularizada de forma imediata e pediu apoio ao Ministério Público e ao Conselho Municipal de Saúde para manter o atendimento no HM.  O COMSAUDE aprovou por unanimidade o pedido feito pelo Secretário de Saúde e se colocou à disposição. 
O Conselho Municipal de Saúde de Americana é um órgão consultivo e deliberativo, formado por representantes do poder público, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários. O Conselho  tem como funções fiscalizar as ações do governo municipal, discutir planejamentos e melhorias para o sistema de saúde e aprovar as contas públicas. Suas reuniões acontecem, normalmente, nas últimas quartas-feiras de cada mês, a partir das 17h, Câmara Municipal de Americana