O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia, participou nesta quarta-feira (26) da Sessão Solene em comemoração aos 150 anos da Emancipação Política do Município. O evento foi realizado na Câmara Municipal e contou com a presença de autoridades da cidade e da região.
Foi no ano de 1869 que Santa Bárbara d’Oeste tornou-se independente politicamente de Piracicaba, por meio de lei sancionada no dia 15 de junho. Eleições foram organizadas e, três meses depois, no dia 26 de setembro de 1869, a primeira reunião camarária foi realizada com os sete vereadores da primeira legislatura tomando posse.
Durante a sessão uma cápsula do tempo do sesquicentenário da Câmara foi encerrada, com documentos e fotografias atuais ??? a cápsula será aberta daqui 25 anos. Houve ainda a participação de alunos da rede municipal de ensino, com apresentações musicais e desenhos do “Concurso de desenho dos 150 anos da Câmara”, projeto realizado em parceria com a Secretaria de Educação, envolvendo mais de 1.600 alunos do 5º ano da Rede Municipal de Ensino. Também foi promulgada a Lei Municipal nº 4.111/2019 que denomina a praça em frente à Escola Estadual “José Gabriel de Oliveira”, como Praça “Tenente Antonio Theodoro de Oliveira e Souza” (1835-1906), pai de José Gabriel de Oliveira e primeiro presidente da Câmara Municipal.
“?? uma honra participar de um momento tão importante da nossa história, com os 200 anos de Santa Bárbara d’Oeste e dos 150 anos da Emancipação Política do Município. As pessoas passam e a cidade permanece, seguindo a sua história. Fazemos parte de uma fração minúscula mediante a grandeza da história da nossa cidade. O que projetamos é fazer com que Santa Bárbara d’Oeste tenha sempre o melhor. Desejo que as próximas gerações possam dar sequência ao trabalho e esforço que todos tiveram ao longo dos 200 anos da nossa história, com o mesmo carinho e amor que nós temos”, comentou o prefeito Denis Andia.
“O aniversário do Legislativo é uma oportunidade de promovermos ações educativas, voltadas à preservação e valorização da história barbarense, aproximando cada vez mais a comunidade da Casa de Leis”, afirmou o vereador Felipe Sanches, presidente do Legislativo.
A organização das ações ligadas ao sesquicentenário da edilidade foi de responsabilidade de uma comissão composta por representantes da Casa de Leis, do Poder Executivo e do Centro de Documentação ??? CEDOC da Fundação Romi, contando ainda com a parceria dos historiadores Antônio Carlos Angolini e João José Bellani.
Além do prefeito Denis Andia e do presidente da Câmara Municipal, formaram a mesa de honra do evento o presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, vereador Gilmar Rotta, o superintendente da Fundação Romi e membro da comissão de comemoradores dos 150 anos, Vainer Penatti, e a descendente da fundadora Margarida da Graça Martins, Mildred da Graça Martins Prezotto. A frente de honra contou ainda com a presença do vice-prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan, dos vereadores de Santa Bárbara d’Oeste, Americana e Nova Odessa, dos ex-prefeitos José Adílson Basso e Álvaro Alves Correa, ex-presidentes do Legislativo e ex-vereadores, representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, secretários municipais, representantes de entidades, grupos, organizações e associações, servidores da Prefeitura e da Câmara Municipal.