A imprensa internacional segue olhando assustada para o Brasil com a proximidade da eleição de Jair Bolsonaro (PSL) no domingo.
O jornal alemão Deutsch Welle analisa o quadro no Brasil semelhante ao Brexit (saída da Inglaterra da União Europeia) e diz que “Para uns ele é “Hitler dos trópicos”, para outros um “messias”, como seu nome do meio sugere: Jair Messias Bolsonaro, o candidato de extrema direita favorito na eleição presidencial deste domingo (28/10), deve, segundo as pesquisas, sair vencedor. Seu triunfo representaria para o Brasil um “exit” da democracia, um desastre para a liberdade e o Estado de Direito ??? apenas 33 anos depois do fim da ditadura militar.
O possível “Braxit” seria a consequência mais recente de uma crise política que já se estende por cinco anos e de uma campanha eleitoral com traços antidemocráticos. No Brasil, a força destrutiva das fake news teve impacto indiscutível, descarregado, em grande parte, no ódio ao PT de Fernando Haddad.
Já o Haaretz faz longo artigo e ataca: “Hitler em Brasília: os evangélicos dos EUA e a teoria política nazista por trás do possível futuro presidente do Brasil”.