A Guarda Municipal de Nova Odessa prendeu, na madrugada do último domingo (8), um homem de 28 anos suspeito de furtar objetos do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) da Vila Azenha. A corporação foi chamada por vizinhos do imóvel que abriga o serviço de saúde. Com o suspeito, os patrulheiros encontraram um aparelho de DVD, um controle remoto, uma fechadura e várias ferramentas usadas no crime. Ele confessou que seu objetivo era trocar os produtos por drogas. O homem foi encaminhado ao plantão policial e de lá, para a cadeia de Sumaré, onde está à disposição da Justiça.
Na madrugada da última quinta-feira (5), o CAPS já havia sido invadido. Na ocasião, os ladrões furtaram uma TV e dois botijões de gás que ficavam em uma área externa do imóvel e eram utilizados nas terapias que são desenvolvidas com os cerca de 30 pacientes que frequentam o local diariamente. Neste caso, nenhum suspeito foi identificado. A Guarda Municipal já reforçou patrulhamento naquela região. “?? muito triste ter que registrar este tipo de ocorrência, pois acaba prejudicando a realização das terapias que desenvolvemos com os nossos pacientes”, lamentou a coordenadora do CAPS da Vila Azenha, Maria Edenia de Castro Santana.
O CAPS é um serviço de saúde do Sistema ??nico de Saúde (SUS) e vinculado ao município, constituído por uma equipe multiprofissional da Prefeitura, que oferece tratamento para pessoas com transtornos mentais, neuroses graves, psicoses, dependentes químicos e demais quadros, cuja gravidade justifique sua permanência num espaço acolhedor, comunitário e promotor de vida. A finalidade do CAPS é reintegrar o paciente novamente na sociedade, além de ter como objetivo poder diminuir as internações psiquiátricas, de modo que o paciente faça o tratamento dentro de sua comunidade.