O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas recebeu hoje a participação do vice-Governador do Estado do São Paulo e Secretário de Desenvolvimento, Ciência Tecnologia e Inovação ??? Márcio França ??? em sua segunda reunião do ano ??? a primeira presidida pelo Prefeito de Campinas ??? Jonas Donizette após sua posse. A reunião aconteceu em Campinas e reuniu 17 municípios, sendo 15 Prefeitos e representantes do Governo do Estado.
O vice-Governador falou da busca de investimentos para o Estado, sobre a solidez da governança estadual, da excelência dos serviços oferecidos e da capacidade de crescimento, mesmo diante do momento econômico desfavorável. ???A economia atual tem assustado a todos, mas São Paulo tem conseguido manter a media orçamentária nos meses de janeiro e fevereiro, em uma prova de que o Estado é capaz de avançar por meio das dificuldades e sair da crise com alternativas???. 
França também ressaltou a força das regiões metropolitanas. ???Este formato de separar as regiões é diferente, moderno e fortalece o desenvolvimento regional no sentido de que as demandas são resolvidas de maneira comum, assim como o contato entre as administrações municipais e estadual???, afirma. As ações do Estado foram destaque nesta reunião do Conselho. Também participaram o Presidente da Investe São Paulo – Juan Quirós e o Comandante Cel. Marco Aurélio para apresentação de novos projetos da Corporação do Corpo de Bombeiros. Com relação à Investe São Paulo – agência responsável pela atração de empresas e promoção da competitividade e da imagem do Estado no Brasil e no exterior, Juan Quirós fez apresentação das ações da agência com objetivo de abrir caminhos para que o investimentos possam acontecer nos municípios paulistas, ressaltou a constância da abertura de pequenas e medias empresas e também o site, que expõe a capacidade receptiva dos municípios. Já o Comandante Cel. Marco Aurélio detalhou aos Prefeitos as atividades operacionais, serviços de Segurança, de prevenção, de educação pública, entre outros. Ele também ressaltou o trabalho conjunto das Defesas Civis da Região de Campinas, cuja integração é inédita no país e apresentou novas formas de ação da corporação com os municípios.
A reunião do Conselho também priorizou a área da Cultura, com a aprovação do manual de instruções para as administrações municipais seguirem e solicitarem os recursos para a realização da Re-Virada Cultural deste ano, cujo valor passou de R$60 mil para R$70 mil por município. Também houve informes importantes para a discussão de demandas regionais. A Diretora Executiva da Agemcamp ??? Ester Viana ??? ressaltou o workshop destinado aos técnicos municipais de Meio Ambiente sobre arecuperação e preservação de nascentes, a ser realizado nos dias 16 e 17 de abril no Instituto de Zootecnia, em Nova Odessa. 
Como foco na área da Saúde, o Presidente Jonas Donizette informou que agendará audiência para os Prefeitos da Região com o Secretário de Estado da Saúde ??? Davi Uip, para retomar as tratativas sobre o SAMU Metropolitano e também discutir ações de combate à dengue. Também ressaltando demandas regionais, o  Subsecretário de Assuntos Metropolitanos ??? Edmur Mesquita ??? informou sobre a retomada do Gamesp (Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública), que deve acontecer em breve e também de reuniões realizadas junto à ANATEL para deliberação de uma possível mudança dos códigos DDD ??? de 11 para 19- dos municípios de Morungaba e Itatiba, ressaltando que ela depende também da opinião pública dos cidadãos, moradores destes municípios, cuja apreciação deve ser comprovada em audiências públicas a serem realizadas ainda este ano. 
A próxima reunião do Conselho acontecerá no município de Valinhos, em data a ser definida.