O secretário de Meio Ambiente de Americana, Odair Dias, recebeu na última terça-feira, representantes da CPFL, para exigir o cumprimento da Lei nº 124/2018, elaborado pela Câmara de Americana, que obriga concessionárias de energia elétrica pela limpeza, roçada, retirada de entulho e instalação de placas de sinalização por todos os espaços que possuir torres de energia elétrica na cidade. Participaram do encontro Ciro Pereira, consultor de meio ambiente da CPFL; Manoel Pinheiro, gerente de operações da CPFL; e Donizete de Paula, subsecretário da UPJ (Unidades de Praças e Jardins da Secretaria de Meio Ambiente).
Odair Dias alertou que o não cumprimento da Lei será passível de multa e que os serviços exigidos estão diretamente ligados à segurança e qualidade de vida das pessoas.
O gerente de operações da CPFL, Manoel Pinheiro, concordou com as necessidades exigidas e irá apresentá-las aos setores relacionados ao assunto da concessionária.
Além do assunto citado, o secretário foi incisivo na questão das podas que vêem sendo realizadas pela CPFL de forma que comprometem a estrutura das mesmas e cobrou providências imediatas. A CPFL concordou com as inferências e se prontificou a realizar as próximas podas com a supervisão da Unidade de Praças e Jardins, para que não haja mais ocorrência de tal natureza. Além disso, será elaborado um plano de manejo, erradicação e compensação ambiental para casos extremos. O plano deverá ser apresentado pela CPFL e aprovado até o final do mês de março.