O prefeito de Americana, Omar Najar, recebeu na tarde desta sexta-feira (28/6), o secretário de Planejamento, Angelo Marton, o diretor da Unidade de Desenvolvimento Econômico, João Tavares, e empresários que irão compor um grupo de trabalho com o objetivo de formular políticas que atraiam investimentos para o município. O chefe do Executivo destacou que a iniciativa é uma oportunidade para que todos saiam ganhando. “O desenvolvimento econômico da cidade é positivo para todos e considero que a participação de membros da iniciativa privada nessas questões só vão somar com os nossos esforços”, disse Omar.
“De livre e espontânea vontade, esses empresários nos sugeriram a criação desse grupo, que se reunirá toda semana. São empresários bem-sucedidos em suas áreas de atuação, preocupados com o desenvolvimento da cidade e a geração de vagas de emprego. Hoje, estivemos no Gabinete apresentando a proposta para o prefeito”, afirmou Marton.
“Por morar na cidade e acreditar no potencial do município, resolvemos juntar forças e o nosso conhecimento para trazer o desenvolvimento para Americana. Vamos colaborar com os contatos que temos com outros empresários para trazer investimentos para a cidade”, disse o investidor e empresário, Denny Hager.
“Quando fui convidado pelo Marton, enxerguei uma oportunidade de ajudar Americana. Eu não sou nascido aqui, e quando cheguei a cidade tinha dezenas de fábricas e era cheia de oportunidades. Achei que era hora de ajudar para não só atrair novas empresas, mas também colaborar para que aquelas que já estão instaladas aqui possam prosperar. O governo estadual oferece linhas de crédito e também programas de desburocratização e, muitas vezes, os empresários nem tem conhecimento desse fato. Pretendemos apresentar a eles essas informações”, avaliou o empresário Antonio Moreno.
Antonio Capellini, conselheiro de administração e executivo que trabalha há 42 anos na GoodYear, 30 deles fora do Brasil, está retornando a Americana e pretende promover a cidade junto a investidores. “Quero devolver ao município tudo o que ele me deu nesses anos que passei aqui. Esse é o meu compromisso social: regressar e contribuir com meu conhecimento para o seu desenvolvimento”, concluiu.
O diretor da Unidade de Desenvolvimento Econômico, João Tavares, se disse bastante honrado em participar do grupo e lembrou da sua colaboração nesse sentido, na época do prefeito Abdo Najar (mandato de 1969 a 1973) ), quando compôs um grupo que trabalhou na vinda de grandes empresas para Americana, como a própria GoodYear, a Polyenka e a hoje Ficap Recap. “Estava presente quando as obras de fundação dessas empresas foram iniciadas. E hoje, me sinto lisonjeado em participar de um grupo também no governo do filho do Abdo Najar.”
O grupo é composto por 10 pessoas, que se reunirão toda tarde de sexta-feira.