A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste segue com a intensificação das medidas restritivas previstas na Fase Vermelha do Plano São Paulo. Nesta quarta-feira (14) representantes de setores da Administração estiveram reunidos com representantes de agências bancárias do Município. O encontro foi realizado no auditório da Secretaria de Educação, seguindo os devidos protocolos sanitários, sendo conduzido pela secretária de Saúde, Lucimeire Coelho Rocha.
A exemplo de encontros realizados com outros segmentos, como supermercados e entidades religiosas, o objetivo principal foi ampliar o diálogo e a parceria com os bancos, visando fortalecer o cumprimento das medidas sanitárias vigentes no Município para combate à pandemia da Covid-19.
Houve explanação sobre os números da pandemia, próximos passos do Município no enfrentamento da Covid-19, prosseguimento das medidas restritivas, ampliação da estrutura de Saúde do Município, aumento do número de leitos de UTI na rede pública, entre outras ações e orientações.
No caso específico das agências bancárias, foram reforçadas as seguintes orientações quanto às medidas de prevenção durante a pandemia de COVID-19 nestes estabelecimentos:
– Organizar a entrada de pessoas no local para que não haja aglomeração. A distância deve ser maior que 1 metro entre as pessoas.
– Resguardar grupos vulneráveis como gestantes, pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores com condições de risco (hipertensão, diabetes, imunodeprimidos, doenças pulmonares, entre outras). Sugere-se adotar horários específicos para esse grupo.
– Distanciamento de 1,5 metro nas filas do caixa eletrônico. Sugere-se fixar uma fita amarela ou vermelha no chão, delimitando o espaço.
– Manter disponíveis nos caixas, álcool em gel ou líquido 70% para que os clientes e funcionários possam higienizar as mãos.
– Os caixas eletrônicos devem ser higienizados com álcool 70% ou solução de água sanitária (2 ou 2,5%) ou desinfectante para uso geral a cada uso, por funcionários da limpeza.
– Limpar e desinfetar superfícies tocadas diariamente: mesas, maçanetas, interruptores de luz, bancadas, telefones, teclados, banheiros, torneiras, pias, entre outras.
– Manter os lavatórios de mãos dos sanitários para clientes e dos funcionários com sabonete líquido neutro, papel toalha ou sistema de secagem automático e álcool gel 70%.
– Todos os produtos de higiene e de limpeza devem ser aprovados pelo Ministério da Saúde/Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
– Todos os ambientes devem estar bem ventilados.
– Permitir somente a entrada de pessoas com a utilização de máscara de proteção e afixar na entrada do estabelecimento aviso padrão sobre obrigatoriedade do uso da máscara, disponível no site: www.cvs.saude.sp.gov.br