(Crédito: iStock)

Por conta do isolamento social exigido durante a quarentena como medida para evitar mais contágios por coronavírus, as populações dos países afetados pela doença buscaram alternativas tecnológicas para se manter em contato. Seja para falar com parentes e matar a saudade de amigos, ou para reuniões empresariais, as plataformas e os aplicativos de chamada de vídeo se tornaram uma alternativa viável e muito procurada para aproximar pessoas e possibilitar discussões.

De acordo com pesquisas da App Annie, aplicativos de videochamadas receberam 62 milhões de downloads apenas durante a primeira semana de março. Outra empresa de pesquisas, a Apptopia, afirma que as ferramentas mais utilizadas atualmente para reuniões online são a Zoom, o Skype e sua versão empresarial, Skype Business, e o Hangouts Meet da Google. Todas elas foram beneficiadas durante o isolamento com um aumento significativo no número de acessos e login desde que empresas de todo o mundo optaram por promover o home office.

Porém o destaque está na Zoom Video Communications, que, a partir do dia 8 de março, apresentou um salto de quase 300% no número de usuários. A startup americana, além de oferecer reuniões ao vivo por vídeo, também permite trabalhar em equipe em tempo real e trocar mensagens de texto. A empresa já conta com mais de dois mil funcionários e mais de 82 mil clientes.

A plataforma, que foi inicialmente criada para fins corporativos, agora ganha também outros usos: aulas, shows, reuniões familiares e cerimônias religiosas são transmitidas atualmente, através da Zoom. O caminho contrário a esse também está acontecendo com outros softwares, e o WhatsApp é um dos exemplos. O app, que está presente no celular de 77 milhões de brasileiros, de acordo com pesquisas da Statista, foi criado em 2009, com o intuito de possibilitar bate-papos informais e substituir o tradicional e caro SMS, mas, hoje, é muito presente no meio comercial.

Além da versão Business, lançada em 2018, que oferece soluções próprias para os negócios amparando e incentivando as empresas que optam por utilizar o WhatsApp Marketing como parte da estratégia de contato com os clientes, a empresa anunciou no fim de abril outra inovação que poderá ajudar funcionários e empregadores: o aplicativo dobrará a capacidade de pessoas em chamadas de áudio e vídeo em sua próxima atualização.

Essa ferramenta já era utilizada por empresas a partir dos grupos e também de ligações coletivas. Porém, até o momento, o aplicativo permite apenas a conexão simultânea de quatro pessoas por chamada, mas, em sua próxima versão, será estendida para oito participantes. O número ainda é pequeno se comparado à atual líder desse segmento, a Zoom, que tem capacidade de 100 usuários interativos simultâneos, mas facilitará a troca de ideias para fins formais ou não.