A recente greve dos caminhoneiros reduziu os estoques de bancos de sangue pelo país em um período, que devido a baixa das temperaturas, já é crítico. Quando indicada, não existe nenhum outro procedimento que possa substituir a transfusão, que muitas vezes é urgente, contudo o processo de doação envolve algumas regras, que por mais que possam parecer exageradas, visam apenas o bem-estar do doador e do receptor.

Primeiramente, é preciso ter em mente que existem requisitos básicos para a doação, eles incluem: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos, sendo que doadores menores de idade precisam de um consentimento especial e os idosos precisam ter feito a primeira doação antes dos 60; pesar no mínimo 50 kg; ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior e estar descansado; estar bem alimentado e evitar alimentos gordurosos até quatro horas antes da doação.
?? necessário também se informar sobre fatores que podem levar ao impedimento da doação, a lista é extensa mas está presente nos sites de qualquer hemocentro. Geralmente, os impedimentos ocorrem devido a patologias que o doador possa ter adquirido e cada uma possui um tempo que o impede de doar, tempo esse que pode ser de alguns dias ou até mesmo impossibilitar a doação permanentemente.
Pessoas que contraíram HIV, Hepatite, malária e diabéticos que dependem de insulina estão impossibilitados definitivamente, seja por risco de contaminar o sangue do receptor, ou para a preservação do doador. Aqueles que já se contaminaram com sangue de outras pessoas, tiveram relações sexuais de risco ou tiveram DSTs como sífilis e gonorréia devem esperar 1 ano para doar, visto que precisam aguardar o período da janela imunológica para se certificar que estão livres de alguma patologia.
Possíveis doadores que fizeram tatuagens ou piercings devem esperar de 6 meses a 1 ano, caso o piercing esteja na região da boca ou genitália, o período é de um ano após a retirada da jóia, visto que a região oferece maior risco de infecção. Também é necessário ficar atento se você teve resfriado ou tomou vacinas recentemente, situações que causam impedimentos de alguns dias ou semanas.
Caso se considere apto, dirija-se ao hemocentro mais próximo munido de documento de identificação com foto e emitido por órgão oficial, será realizado um cadastro e uma avaliação dos seus sinais vitais como pressão, batimentos cardíacos, peso e temperatura. Na triagem, um profissional irá realizar uma série de perguntas pessoais, porém lembre-se que o processo é sigiloso e visa apenas a segurança de todos os envolvidos. Fique ciente que mesmo após a doação, caso alguma irregularidade seja constatada nos exames, seu sangue será descartado.
Parabéns pela sua decisão! 
Uma única bolsa de sangue pode salvar de três a quatro vidas, mas lembre-se: homens devem respeitar o período de dois meses por doação, enquanto para mulheres, devido a menstruação, este período é de três meses.  
Realização: Amil