Na semana passada, muita chuva caiu sobre o Sudeste do Brasil por causa da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Nesta próxima semana, este sistema já perdeu força, no entanto, a semana ainda vai seguir instável em boa parte da Região e vai ser abafada.
Um sistema de baixa pressão atmosférica no oceano, que ainda se afasta lentamente pela costa do Sudeste, vai manter as nuvens carregadas em São Paulo , no Rio De Janeiro e no centro-sul, oeste e leste de Minas Gerais.
Nesta segunda, 14 de dezembro, o sol aparece intercalando com períodos mais nublados e o ar fica bastante abafado na Região. O alerta é para temporais em todo estado de São Paulo, no sul de Minas, Zona da Mata Mineira, Triângulo Mineiro e no sul do Rio de Janeiro, incluindo a capital. Belo Horizonte fica em atenção para chuva moderada a forte, especialmente entre a tarde e a noite.
A semana toda será parecida no Sudeste. O Espírito Santo e o norte de Minas continuam com predomínio de sol e com pouca ou nenhuma chuva. As áreas do centro-sul de Minas, o Rio de Janeiro e São Paulo vão seguir com o ar bastante abafado e com pancadas de chuva. Há condições para temporais isolados e, por isso, a situação é de atenção nestas áreas. A chuva pode provocar alagamentos e outros problemas à população.
Entre os dias 16 e 20 de dezembro há indicação de chuva volumosa para o interior de São Paulo e para as áreas de divisa entre Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.