O setor de Inteligência da GCM (Guarda Civil Municipal) de Nova Odessa, que trabalha com todos os dados e informações do sistema de videomonitoramento, como também dados criminais coletados diariamente junto à Polícia Civil, auxiliou no esclarecimento de 17 casos criminais em 2014. Segundo informações da GCM de Nova Odessa, entre os casos esclarecidos, destacam-se estupros, tentativa de latrocínio, estelionato, veículos clonados, furtos a estabelecimento comercial, entre outros.
“O sistema de videomonitoramento conta com 18 câmeras instaladas em dez pontos da cidade, incluindo as entradas e saídas do município. Trata-se de um sistema muito importante, pois ele está interligado a um banco de dados que inclui cidades que contam com o sistema. Assim, é possível trocar informações de forma ágil, garantindo ações estratégicas para o combate ao crime”, ressaltou o chefe operacional da GCM de Nova Odessa, Osair de Oliveira Camargo.
Camargo explicou que, ao serem identificados, tanto uma pessoa ou um veículo relacionado à prática criminosa, são coletadas todas as provas como imagens e relatórios. 
 Segundo dados da SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado de São Paulo, Nova Odessa teve queda na criminalidade entre 2013 e 2014. Entre os destaques, está a queda de 35% no caso de furtos e roubos de veículos. Conforme os dados da SSP, em 2013 foram roubados 103 veículos e, em 2014, foram 69, ou seja, uma queda de 33%. O mesmo aconteceu com o furto de veículos. Em 2013, foram 278 casos e, em 2014, houve queda para 177, o que representa diminuição de 36%.
Para o chefe operacional da GCM de Nova Odessa, Osair de Oliveira Camargo, a redução no número de furtos e roubos de veículos também está relacionado ao sistema de videomonitoramento.