A Festa do Peão de Americana não deve ter fogos com barulho neste ano. A informação é do vereador Guilherme Tiosso (PRP) que fez o pedido aos organizadores do evento e foi atendido. A tradicional queima de fogos deve acontecer apenas com materiais com efeitos de luz. 
Além dos fogos, Tiosso sugeriu algumas alterações no rodeio e no modo como os animais são tratados. A prova alvo do vereador é a team roping, onde o bezerro é laçado pela cabeça e patas traseiras e ‘esticado’ em sentidos opostos. 
Em um documento com as propostas, Tiosso conseguiu o ‘sim’ do Clube dos Cavaleiros. O vereador, defensor da causa animal, comemorou a conquista. 

“Sem dúvida alguma é um avanço. Em nome da causa animal eu quero agradecer ao Clube dos Cavaleiros pelo exemplo que dará a partir destas medidas para todos os rodeios no Brasil. Agradecer aos que militam na proteção animal por acreditar no meu trabalho, ao médico veterinário Dr. César Fabiano Vilela e ao vice-prefeito Roger Willians, que mediou a aproximação com os organizadores do evento. Isso demonstra que o diálogo prevaleceu e que o clima criado em volta de toda a discussão sobre os rojões serviu para a conscientização da nossa população sobre os malefícios do rojão”, finalizou Guilherme Tiosso.