O prefeito Luiz Dalben inaugurou a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) “Luiz Dalben”, no Matão. O nome da unidade é devido a sua localização: antigamente, no prédio funcionava um Fórum Trabalhista do Estado e a edificação recebeu o nome Luiz Dalben como forma de homenagear o avô do prefeito e pai do vereador Dirceu Dalben, por meio da lei 3712/02. Ao implantar a UPA no mesmo local, o nome foi mantido. A unidade está localizada na Avenida Emílio Bosco, n° 1.620, Jardim Santa Clara.

A nova UPA irá atender cerca de cinco mil casos de urgência e emergência por mês na região, podendo ser ampliada para oito mil. “?? uma satisfação muito grande entregar esse presente para a região do Matão. ?? um agradecimento aos moradores que confiaram em nós, nos escolheram para governar Sumaré e acreditaram que podemos fazer a diferença. Temos comprometimento, força de vontade e nos empenhamos para avançar na saúde pública da cidade. ?? uma unidade totalmente moderna e com qualidade e que vai atender toda a população, não apenas os moradores da região”, disse o prefeito Luiz Dalben.
“Em 2002, quando era prefeito, participei da inauguração do Fórum Trabalhista que recebeu o nome do meu querido pai. ?? com orgulho e grande emoção que participo da entrega de uma nova UPA que manteve o nome do prédio. Um prédio totalmente adaptado e reformado para prestar um atendimento de qualidade para os moradores. ?? uma maneira de agradecer a população que me acolheu há 36 anos, quando me mudei para Sumaré e aqui permaneci”, relatou o vereador Dirceu Dalben.Com um investimento de R$ 272 mil reais, a UPA do Matão possui 740 m² e uma estrutura totalmente moderna e com materiais de qualidade, como pisos do tipo ‘porcelanato’, granitos nas soleiras e divisórias e vidros temperados. Além disso, a recepção e todas as salas são climatizadas, oferecendo mais conforto aos pacientes.
São cinco consultórios médicos, que contam com ginecologistas, clínicos gerais, dentistas e pediatras, salas de emergência, radiologia, sutura e gesso, descanso de médicos, soroterapia, isolamento, observação adulta e pediátrica, eletrocardiograma e administrativa, além de necrotério, Central de Materiais Esterilizados, farmácia e uma entrada para emergência totalmente separada da entrada principal.
Também participaram do evento os secretários de Saúde, Rubens Gatti, Serviços Públicos, Aparecido Fernandes, Obras, Eder Ruzza, Transparência, Welington Domingos, Segurança, Ricardo Zequin, Mobilidade Urbana, José Marin, Comunicação, Pedro Maciel, Educação, Mirela Cia Medeiros, Cultura, Paulo Sciácio, e os vereadores Dirceu Dalben, Joel Cardoso, Cláudio Meskan, Dudú Lima, Fábio Ferreira, Hélio Pereira, Rudinei Lobo, Sebastião Correia, Valdinei Pereira, Valdir de Oliveira e Willian de Souza. Devido à abertura da unidade, haverá a transição do atendimento de casos de urgência e emergência e que necessitam de um primeiro auxílio do PA Matão para a nova UPA. A unidade funcionará 24 horas.
ATENDIMENTO
O atendimento continuará sendo feito normalmente no PA do Matão até o dia 3 de março. No dia 4 (domingo), o atendimento do prédio no PA Matão será interrompido para concluir a mudança. A partir de segunda-feira, dia 5 de março, todo o atendimento passará a ser feito normalmente no novo prédio da UPA do Matão, a partir das 07 horas, 24 horas por dia.