A pedagoga da Secretaria de Educação de Americana, Silvana de Paula, começou a ministrar nesta sexta-feira (6/4) a oficina “Sexualidade Infantil” para professoras da educação infantil da Rede Municipal de Ensino.
O objetivo da oficina é possibilitar que o educador trabalhe a sexualidade infantil, favorecendo o desenvolvimento e a aprendizagem. “A metodologia envolverá um processo participativo e interativo entre os educadores, que acontecerá através de atividades e dinâmicas lúdicas. Nesse espaço, os educadores terão contato com as teorias acerca do desenvolvimento da sexualidade infantil e serão incentivados a debater questões, esclarecer dúvidas e trocar experiências e vivências obtidas em sala de aula”, afirmou Silvana. Para Silvana, a escola deve pensar que o espaço da sala de aula é essencialmente um espaço de integração, para que os alunos possam construir de forma sistemática valores e conhecimentos significativos para a sua vida pessoal e para a vida em sociedade. “A sexualidade é parte da vida das pessoas, e é por essa razão que a escola e a família devem ajudar a construir nos pequenos uma visão sem tabus, nem preconceitos. Isto pode ser feito através de jogos, brincadeiras, livros, filmes, etc”, justificou.
Segundo a pedagoga, o trabalho com o tema deve compreender também uma complementação à educação dada pela família. “A sexualidade engloba não só o aspecto físico, como os aspectos psicológicos e sociais. Precisamos encontrar formas de superar as violências e preconceitos relativos a essa dimensão humana”, concluiu Silvana.
O debate do tema sexualidade é inserido na escola inicialmente pelas diretrizes curriculares dos Parâmetros Curriculares Nacionais. A oficina vai acontecer em quatro encontros na sala de formação da Secretaria de Educação até o dia 27 de abril, de 8h às 11h.