Em visita realizada à sede da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo) na tarde desta terça-feira, dia 3 de julho, o pré-candidato a deputado federal Ricardo Molina (PRB) recebeu das mãos do presidente da Ocesp, Edivaldo Del Grande, a Agenda Institucional do Cooperativismo.
No documento ??? desenvolvido pela OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) ??? estão relacionadas propostas que serão defendidas durante o ano junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e que englobam, além de questões sobre a regulamentação do cooperativismo, temas específicos a atividades econômicas, como Transporte, Saúde, Crédito, Agropecuária e Consumo.
No encontro, Molina ??? que durante mais de 8 anos foi Superintendente de Produtos, Negócios e Marketing da Unimed ??? falou sobre seu histórico profissional e atuação junto ao cooperativismo.
“Durante os últimos anos tive a oportunidade de aprender sobre este modelo e hoje defendo o cooperativismo como ferramenta fundamental para o desenvolvimento econômico e social de um país. Encararei de perto todas as dificuldades enfrentadas pelas cooperativas brasileiras e sei que ainda temos um longo caminho pela frente. Porém, tenho certeza de que temos agora a oportunidade de escrever uma nova história, fazendo das dificuldades degraus para o crescimento”, afirmou Molina.
Entre os projetos colocados em pauta durante o encontro, estão os projetos de simplificação tributária paras cooperativas que, em determinados setores, passam pela bitributação (física e jurídica); de inclusão em programas de micro e pequenas empresas; do recolhimento de Imposto Sobre Serviço (ISS) por município das cooperativas de saúde, e do acesso aos recursos do FAT pelas cooperativas de crédito.
“O pré-candidato Ricardo Molina já conhece e entende o modelo cooperativista, o que é muito importante quando pensamos na representação do movimento”, afirma Edivaldo.
Ocesp – A Ocesp (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo), desde sua constituição, em 1970, defende e divulga os benefícios e os princípios do cooperativismo, por meio de ações de representação, educação, orientação, comunicação e integração.
O Brasil conta, atualmente, com 13 ramos do cooperativismo: Consumo, Social, Trabalho, Educacional, Transporte, Agropecuário, Crédito, Habitacional, Produção, Infraestrutura, Mineral, Turismo e Lazer e Saúde, no qual a Unimed está inserida.