Uma parceria entre o Instituto Plantarum e a Secretaria de Educação de Nova Odessa abriu os portões do maior jardim botânico da América Latina para aproximadamente 1,5 mil estudantes da rede municipal da cidade. Em visitas gratuitas monitoradas por voluntários do instituto e acompanhadas por professores e coordenadores das escolas, as crianças estão tendo contato com mais de 4,5 mil espécies de plantas, algumas delas já extintas na natureza, complementando o aprendizado em sala de aula, dentro do Programa Municipal de Educação Ambiental. O transporte dos alunos é realizado pela secretaria. 

De acordo com a Secretaria de Educação, as visitas começaram no dia 26 de abril com alunos das Emeis (escolas municipais de educação infantil). Aproximadamente 900 alunos de 4 e 5 anos visitaram o jardim, que fica numa área de 80 mil metros quadrados no Jardim Marajoara. Agora, no segundo semestre, as atividades estão concentradas no ensino fundamental. Até 30 de agosto, 600 estudantes do 5º ano passarão pelo espaço, que é organizado por jardins temáticos e conta com coleção botânica viva, carpoteca, herbário, jardinagem e horticultura, xiloteca, biomas brasileiros (Amazônia, cerrado, caatinga, Mata Atlântica, pantanal e pampa) e paisagismo.
Para a secretária municipal de Educação, Claudicir Brazilino Picolo, a vivência que as crianças têm através da visita contribui para conscientizá-las sobre a preservação do meio ambiente. ???Devido à biodiversidade e riqueza natural do local, os alunos têm a  oportunidade de observar algumas espécies que só conheciam através dos livros. Esse processo torna a aprendizagem significativa???, explica a secretária.
Durante uma dessas visitas, na manhã de quinta-feira (22), o professor Edson Carlos Rufino, da Emefei (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil) ???Professora Theresinha Antonia Malaguetta Merenda???, falou dos benefícios da aula ao ar livre. ???Na sala de aula, nós estudamos os biomas que compõem o nosso território. Esse trabalho de visita é importante porque permite que o aluno veja na prática, toque plantas que ele estudou. Isso reforça a teoria e faz com que ele aprenda mais. Além disso, o fato de ter contato com espécies extintas contribui para que eles vejam que é possível preservar e eles podem dar sua colaboração???, afirma Rufino.

EDUCA????O E PESQUISA. O Jardim Botânico Plantarum é uma associação sem fins econômicos dedicada à educação, pesquisa e conservação da flora brasileira. Construído desde 1998 e aberto ao público em 2011, foi idealizado ainda na década de 90 pelo engenheiro agrônomo e botânico brasileiro Harri. Lorenzi. 
Em 2015, houve a qualificação, pelo Ministério da Justiça, do governo federal, do Instituto Plantarum como uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), com os objetivos de estudo e conservação da biodiversidade vegetal brasileira e do meio ambiente, por meio de ações educacionais e de pesquisa. E uma das formas de divulgar a instituição é por meio das visitas escolares, guiadas ao ar livre.