Com o objetivo de amenizar os transtornos na região central de Sumaré no período das compras de Natal, as obras de substituição de redes realizadas pela concessionária BRK, responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, serão suspensas temporariamente a partir de 30 de novembro. O trabalho envolvendo os funcionários, as máquinas e os caminhões será retomado apenas a partir de 3 de janeiro de 2022. A decisão foi tomada em reunião realizada entre técnicos da concessionária e o presidente da ACIAS (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré), Juarez Pereira da Silva, nesta quinta-feira, 18, na sede da entidade.

A suspensão temporária das obras durante o período de maior movimento no comércio atende a um pedido da ACIAS. “A paralisação temporária dos trabalhos vai ajudar a melhorar o fluxo de pessoas e de carros, garantindo também mais vagas de estacionamento já que todas as máquinas e caminhões também sairão do centro nesse período”, explica o presidente da Acias. Segundo a concessionária, o trabalho na região central envolve pelo menos 16 pessoas, maquinários e caminhões.

De acordo com o cronograma apresentado na reunião, as obras serão suspensas no dia 30 de novembro. A concessionária vai aproveitar o período de 1 a 5 de dezembro para fazer uma inspeção nas ruas, fechando eventuais buracos abertos pela obra e nivelando a pavimentação. O horário especial de funcionamento do comércio começa no dia 6 de dezembro. Durante a semana, as lojas ficarão abertas até as 22 horas.

Rodrigo Zangirolami, gerente de operações da BRK, explicou que a rede externa de abastecimento – os varais instalados na região – continuará no local durante o período de suspensão das obras. O gerente garantiu ainda que a interrupção dos trabalhos não afetará o abastecimento de água.

As obras de substituição das tubulações começaram em julho. As redes existentes são de ferro, material mais suscetível a rompimentos e que permite a incrustação de partículas nas paredes internas. A nova tubulação é de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), material mais resistente a deformações e grandes pressões e com baixo efeito de incrustação e com uma durabilidade superior a 50 anos. Com a troca, o objetivo é reduzir as paralisações no abastecimento em função da necessidade de reparo.

A BRK realiza a obra por meio do método não destrutivo, que reduz a quantidade de escavações. E o abastecimento continua regularmente por meio de um varal, uma rede externa de abastecimento.

A previsão é que a intervenção seja concluída em fevereiro de 2022. Com a retomada das obras em janeiro, a concessionária iniciará a fase de interligação das novas redes, com testes de estanqueidade e coloração. Depois que as ligações forem ativadas, começa a retirada dos varais.