No entanto, recentemente o medicamento virou moda entre os jovens pelos seus efeitos alucinógenos e tem sido usado para fins recreativos e sem prescrição médica, o que não é indicado e pode gerar uma série de problemas de saúde e podendo levar à morte.
Para quê o Zolpidem é utilizado?
Além disso, ele pode ser usado para “restaurar a função cerebral em pacientes em estado vegetativo após lesão cerebral, especialmente para aqueles cujas lesões cerebrais são principalmente em áreas não-tronco cerebrais”, como conclui o estudo “Zolpidem desperta pacientes em estado vegetativo após lesão cerebral: avaliação quantitativa e indicações”, publicado pela National Library of Medicine.
Os riscos do uso descontrolado do Zolpidem
“Os efeitos adversos mais frequentes associados ao zolpidem são náusea, dor de cabeça, tontura, sonolência, alucinação e perda de memória de curto prazo […] Além disso, este medicamento pode causar visão dupla ou outros problemas de visão, ou lesões graves”.
“Os efeitos colaterais a longo prazo do zolpidem podem incluir, comportamentos anormais relacionados ao sono, lesões relacionadas a acidentes ou quedas, câncer, risco de overdose, risco de transtorno por uso de substâncias (SUD) e morte”.
Cuidados com o uso do Zolpidem
Dr. Fabiano de Abreu ressalta a importância de tomar os devidos cuidados ao utilizar o medicamento e de não utilizá-lo com fins recreativos.
“Todo medicamento deve ser tomado sob prescrição médica, o profissional de saúde determina o uso de medicamento quando não há um bom funcionamento/produção de certos neurotransmissores, de forma que possa organizar o organismo para uma melhor homeostase”.
“Quando tomamos medicamentos sem necessidade, causamos uma perigosa disfunção podendo desorganizar essa produção acarretando em doenças e/ou riscos de morte seja em curto ou longo prazo. Assim como desencadear processos como demência, câncer, entre outros, todo medicamento causa dependência, principalmente quando não há necessidade de tomá-lo”. Destaca.
Testes em camundongos revelaram uma melhor ação neuronal e controle de distúrbios mentais, mas não há uso seguro do 5-MEO-DMT . Nenhum dos facilitadores tem experiência clínica. Além disso, a segurança e a eficácia do 5-MEO-DMT em certas circunstâncias ainda precisam ser cuidadosamente determinadas em ensaios clínicos.
o 5-MEO-DMT atua no sistema serotoninérgico através da ativação de receptores de serotonina, sua baixa produção está relacionada à depressão.
Seu uso controlado através de experimentos comprovaram melhor capacidade, felicidade, atenção entre outros fatores benéficos.
Mas também pode levar à morte como no caso de quem lambe o sapo para sentir as sensações alucinogenas. Problemas como Síndrome da serotonina, ansiedade, paranóia, interrupções cognitivas, interrupção do sono e ataques de pânico são alguns dos sintomas contados por usuários.