Três dos 20 principais investidores da Microsoft Corp estão pedindo ao conselho para pressionar pela saída de Bill Gates como presidente do Conselho de Administração da empresa de software que ele ajudou a fundar há 38 anos, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto. Gates possui cerca de 4,5% da empresa avaliada em 277 bilhões de dólares e é seu maior acionista individual.

Apesar de o presidente-executivo da Microsoft, Steve Ballmer, ter estado sob pressão por anos para melhorar o desempenho da empresa e o preço da ação, esta parece ser a primeira vez que os principais acionistas estão mirando Gates, que continua a ser uma das figuras mais respeitadas e influentes no setor de tecnologia.

Não há nenhuma indicação de que o Conselho da Microsoft irá atender os desejos dos três investidores, que detêm em conjunto mais de 5 por cento das ações da empresa, de acordo com as fontes. Elas pediram que a identidade dos investidores não fosse revelada porque as discussões são privadas.

Os três investidores estão preocupados que a presença de Gates no Conselho efetivamente bloqueie a adoção de novas estratégias e limite o poder de um novo presidente-executivo para fazer mudanças substanciais. Ballmer espera se aposentar em 12 meses.

Eles também estão preocupados que Gates – que passa a maior parte de seu tempo em sua fundação filantrópica Bill & Melinda Gates, avaliada em 38 bilhões de dólares – exerça um poder desproporcional à sua participação em  declínio na empresa.

Fonte: Reuters