Esses dias, em meu escritório, com a chegado de certo político, pré-candidato a Deputado Federal, um senhor humilde, já de idade, fizera a seguinte pergunta ao tal político: ???Por que vocês não se unem e escolhem entre os interessados um único candidato da cidade para que a gente possa eleger representantes de Santa Bárbara d???Oeste a deputado federal e deputado estadual????
Sábia pergunta! Esse senhor humilde tinha a sabedoria da vida acumulada ao longo de sua existência. Ele estava, como outros estão, preocupado com o destino da nossa cidade. Ele dizia, na continuidade de sua pergunta, que, pelo fato da cidade ter tantos candidatos, nós acabamos não elegendo nenhum Deputado, seja estadual ou federal, e os fora (candidatos) acabam levando parcelas de nossos votos e muito pouco fazendo pela cidade. E pior que é que isso é verdade!
O candidato questionado não soube responder o porquê de tantos candidatos. Eu, modestamente, tentei ensaiar uma resposta. Vaidades pessoais. Ignorância política. Desinteresses pela cidade. E desconhecimento de que para vereador (sem demérito para essa classe de políticos) as pessoas votam em qualquer um. Já para deputado há um grau de exigência maior.
Em nossa cidade tem muitos vereadores que querem ser deputados, Nada, absolutamente, contra. Cada um pensa com a cabeça que tem. E o sol nasceu para todos. Agora já que a coisa é pública, como cidadão tenho o direito de opinar. O sujeito nem sabe direito ser vereador, ou outra liderança qualquer, e já quer ser deputado! ?? demais tal pretensão!
E tem aqueles que são péssimos vereadores e acham que podem ser deputados. Vejam o exemplo de alguns nomes cogitados para ser candidatos a deputados aqui em SBO: no passado, no episódio conhecido regionalmente por corrupção, esses senhores ficaram o tempo do lado do denunciado, até enterraram uma CEI, Comissão Especial de Inquérito, sem investigar nada, sem concluir se havia ou não a corrupção denunciada! E agora, vão falar para o povo dessa sua conduta?
A gente precisa ter um órgão popular para denunciar essas coisas. Informar o cidadão sobre a qualidade política de alguns políticos da cidade. Não estou colocando todo mundo desse meio no mesmo saco. Há exceções! Mas, a quem couber a carapuça que a vista!
Vamos para o debate! Só assim conseguiremos dar qualidades políticas a que quer nos representar, seja no parlamento (municipal, estadual e federal), seja no executivo. Voltaremos ao assunto!
Antonio Salustiano Filho, advogado e coordenador Fórum da Cidadania.