Sondagem da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) projeta queda de 7,1% nas vendas do varejo paulistano para este Dia dos Namorados, na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram entrevistados 102 lojistas da capital paulista entre os dias 9 e 10 de junho.

Para a assessoria econômica da Entidade, as perspectivas de desempenho negativo, com movimento menor que no ano passado, são resultados da percepção generalizada de momento econômico complicado e mau humor por parte de consumidores e de empresários – identificados em recentes pesquisas.
Mesmo com as projeções pessimistas, a maior parte dos comerciantes (67%) disse não ter realizado promoções para atrair clientes. A maioria dos empresários do comércio (81%) também não adotou ações de marketing especiais para aumentar as vendas.
Do total de entrevistados, apenas 3% afirmaram ter contratado trabalhadores temporários para ajudar nas vendas. O cartão de crédito deverá ser a forma de pagamento mais utilizada pelos consumidores (63% das respostas), seguido por pagamento à vista (34%) – dinheiro, cheque e cartão de débito -, por crediário (2%) e por cheques pré-datados (2%).
Grande parte dos lojistas (58%) avaliou como igual o volume de produtos estocados para atender à demanda na data em comparação com 2013, enquanto 24% disseram que o nível de estoques está maior, e 18% responderam que contam com menos mercadorias.
A sondagem realizada pela FecomercioSP é um levantamento estatístico que abrange um universo restrito de empresas e tem como objetivo ganhar agilidade para monitorar uma situação atual e apontar tendências. Levantamentos desse tipo produzem sinalizações econômicas poucos dias após a coleta de dados e, por isso, são utilizadas no mundo inteiro como indicadores de atividade de mercado. Para a sondagem do Dia dos Namorados, a coleta foi feita apenas em setores que estão relacionados à data.