Conforme esperado, o GP do Japão de Fórmula 1 foi caótico. O tufão Phanfone levou forte chuva para Suzuka antes da largada, que aconteceu com safety car. Na pista, 46 das 53 voltas previstas foram completadas por causa de um acidente sofrido por Jules Bianchi, e a corrida foi encerrada sob bandeira vermelha.
O francês da Marussia bateu no guindaste que tirava o carro da Sauber de Adrian Sutil da curva 8, mas as informações demoraram a surgir. Assim que o safety car entrou, o carro médico também foi para a pista imediatamente ao local do acidente.
Bianchi foi atendido prontamente e transferido para um hospital de ambulância. O assessor da FIA afirmou que o piloto estava inconsciente após o acidente.
Com a interrupção da prova, Lewis Hamilton, com uma linda ultrapassagem sobre Nico Rosberg, conquistou a vitória pela primeira vez no Japão e ampliou sua vantagem na liderança da F-1 sobre o companheiro de Mercedes para dez pontos (266 a 256).
Sebastian Vettel, que anunciou nesta semana sua saída da Red Bull, ficou em terceiro, logo à frente do parceiro Daniel Ricciardo. Jenson Button terminou no quinto lugar, e os pilotos da Williams apareceram na sequência, com Valtteri Bottas à frente de Felipe Massa.
A próxima etapa da F-1 acontece já no outro domingo na estreante Rússia.