A maior cidade do país conheceu, na tarde de ontem (10), o Projeto Adote uma Árvore. Em reunião com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) de São Paulo, a campanha de adoção virtual de árvores para reflorestamentos de Áreas de Preservação Permanente (APPs) foi apresentada.
A presidente do Instituto de Educação e Meio Ambiente (IEMA), Ana Lúcia Maestrello de Micheli, e o coordenador do projeto, Genaro Santos do Lago, encontraram-se com as assessoras de gabinete, Andrea Miranda Barquette e Jordanna Alves, no prédio da SVMA, para esclarecer dúvidas e fornecer mais informações sobre o regulamento da campanha.
“Foi uma reunião muito proveitosa, pois fomos recebidos por pessoas muito bem preparadas para conduzir este tipo de ação. No entanto, como São Paulo é diferente em tudo, pela sua grandeza, haverá a necessidade de apresentarmos o projeto para outros departamentos ambientais, em próximos encontros. Estamos muito confiantes de que, em breve, contaremos com a participação dessa tão importante cidade brasileira no programa Adote uma Árvore”, comentou Lago.
Segundo a presidente do IEMA, o projeto engaja a sociedade na luta pelas causas ecológicas, num momento em que muitos desejam ajudar o planeta, porém não sabem como nem onde atuar. “Os interessados, pessoas físicas ou jurídicas, podem adotar árvores por meio do site – www.adoteumaarvore.net.br -, que está disponível para acolher qualquer município brasileiro”, informou Ana Lúcia.
Para que o Adote uma Árvore seja implantado em uma cidade e passe a receber adoções é necessário que seu prefeito indique um representante e um suplente para coordenar localmente a campanha, bem como uma Organização da Sociedade Civil (OSC) socioambiental para fazer sua gestão – esta será fiscalizada pelo conselho de meio ambiente municipal ou da respectiva região.