Além de conhecer o preparo dos mais variados tipos de carnes, dos frutos do mar à picanha, é importante, também, saber combinar cada um deles com a bebida ideal, pois uma boa harmonização faz toda a diferença para uma refeição saborosa e completa.
Ao harmonizar as carnes e as bebidas, os sabores são realçados e a experiência gastronômica se torna ainda mais rica.
Bebidas ideais para cada tipo de carneCom tantas possibilidades, surgem muitas dúvidas na hora de escolher a bebida ideal para acompanhar a carne.
WhiskyO Whisky orna com frutos do mar, salmão, carnes vermelhas, carnes de caça ou foie gras.
CachaçaA cachaça branca é perfeita para acompanhar frutos do mar. Já a cachaça dourada, combina muito bem com pratos com aves, carne vermelha, lagostas e camarão.
VodkaA vodka é uma bebida que harmoniza com carnes que têm pouca gordura e baixa concentração de carboidratos, como aves e peixes ??? em especial o salmão.
SakeO sake é uma bebida ideal para acompanhar carnes menos encorpadas. Peixes e grelhados de carne branca são alguns exemplos. Um sake mais encorpado pode ser usado para balancear o sabor da gordura de pratos mais fortes, como carnes de panela.
DrinksDrinks amargos, como aqueles preparados com bitters, vermutes e outros aperitivos, são perfeitos para harmonizar com salame, calabresa, presunto parma e outros.As bebidas cítricas, como a clássica gim-tônica, caipirinha ou Mojito, são ideais para acompanhar alimentos mais gordurosos, como carnes com crostas e peixes fritos.
VinhosVinhos com acidez elevada e taninos marcantes, como os de uva Tempranillo, são ideias para equilibrar carnes cozidas. Por outro lado, vinhos encorpados são excelentes para complementar o sabor de carnes vermelhas, como malbecs e tannat argentinos e uruguaios.
Vinhos de uvas brancas, como os feitos com Chardonnay, são perfeitos para acompanhar carnes de frango servidas sem molho. Já para carnes de frango com molhos suaves, a harmonização ideal é feita com uvas igualmente leves, como a Pinot Noir ou a Merlot.
Os molhos apimentados ornam com vinhos brancos feitos com Riesling, e os cítricos são melhor complementados com os feitos a partir da Sauvignon Blanc.
Para os frutos do mar, os vinhos mais certeiros são sempre os mais suaves, como os brancos, pois eles não comprometem o sabor discreto da carne.
Os rótulos de vinho branco feitos a partir da uva Sauvignon Blanc são uma boa opção, mas é bom lembrar que os peixes também harmonizam com delicados espumantes.
Bebidas não alcoólicasHá quem não saiba, mas bebidas não alcoólicas também podem ser combinadas com alimentos. Sucos naturais, chás gelados e até refrigerantes podem ser harmonizados e devem ser ornados com as carnes ideais.
A conhecida limonada é excelente para combinar com pratos leves e refrescantes, como os preparados com peixes e frutos do mar. E ela também é uma boa opção para acompanhar pratos condimentados. As mesmas regras podem ser atribuídas para o suco de maracujá.
O suco de laranja, por outro lado, harmoniza bem com os pratos de carne vermelha, pois auxilia na digestão. Já os sucos de frutas vermelhas, como o morango, combinam com pratos grelhados e carnes brancas.
Enquanto isso, um copo de chá gelado harmoniza com hambúrgueres. Assim como os refrigerantes, que acompanham bem as frituras e também ornam com um hambúrguer.
Mesmo seguindo as regras, existe a possibilidade de acertar com uma harmonização diferente e conseguir resultados muito mais surpreendentes e agradáveis.
Então, utilize as dicas como um guia, porém siga sempre os seus próprios instintos para testar novas combinações quando sentir vontade.