O Projeto Cozinhalimento da Prefeitura de Nova Odessa em parceria com o Governo do Estado promove no próximo dia 16 de maio um workshop gratuito sobre a produção de trufas e docinhos de festa. O curso vai das 8h às 13h, na própria cozinha-modelo do projeto, na EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Maria José Flauzino, no Jardim São Jorge. O Município oferece todo o material didático e os ingredientes necessários para as receitas.
Os interessados devem 16 anos ou mais e devem fazer suas inscrições com antecedência, até o dia 14 de maio (quarta-feira), ou enquanto houver vagas disponíveis, no Setor de Merenda Escolar, das 8h às 11h e das 13h às 15h. A Merenda Escolar fica na Avenida Dr Eddy de Freitas Crissiúma, nº 150, no Centro – atrás da Secretaria Municipal de Saúde e ao lado da Farmácia Central e de Alto Custo.
“O objetivo dos cursos gratuitos do Cozinhalimento é ajudar as pessoas a empreenderem e proporcionar novas formas de geração de renda familiar”, explicou a nutricionista Juliana Pissaia Savitsky, responsável pelo Setor de Alimentação Escolar da Prefeitura e pelo Projeto.
De acordo com Juliana, esta é mais uma forma dos alunos obterem uma fonte de renda e até uma nova profissão. “E as trufas e docinhos de festa são grandes atrativos para serem comercializados. Os alunos podem fazer até disso uma profissão, se especializando e realizando encomendas, incentivando a economia local e de pequenos empreendedores”, afirmou.
O programa
A unidade local do Cozinhalimento foi inaugurada em março de 2023 na área da Creche Municipal Maria José Flauzino, no São Jorge. Trata-se de uma parceria da Prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade e do Setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, com a Casa da Agricultura do Governo do Estado de São Paulo.
A cozinha modelo e sala de aula oferece cursos e capacitações rápidas gratuitas na área de alimentação e culinária para moradores da cidade. Os workshops incluem sempre aula teórica e prática no mesmo dia, garantindo a abrangência do aprendizado e dando ao cidadão a possibilidade e adquirir uma nova forma de geração de renda.
Durante os cursos, as equipes da Prefeitura e da Casa da Agricultura promovem sempre aulas teóricas e práticas dinâmicas e divertidas para os beneficiados, que sempre “põe a mão na massa”, produzem e provam os próprios pratos aprendidos.
Todos os participantes recebem certificados específicos de cada curso, além de apostila e um livro contendo todas as receitas que eles fazem durante as aulas – entre outras que o livro disponibiliza. A iniciativa já formou mais de 500 pessoas desde sua implantação em Nova Odessa.
Para ficar por dentro das novidades, os interessados podem seguir a página do Cozinhalimento no Instagram (@cozinhalimentonovaodessa) e o site e redes sociais da Prefeitura de Nova Odessa – www.novaodessa.sp.gov.br, www.facebook.com/PrefeituradeNovaOdessa e www.instagram.com/prefeituradenovaodessa/.