Com o tema sobre “Queimadas e a Qualidade do Ar”, a Secretaria de Meio Ambiente (SMA) – Unidade de Educação Ambiental e Planejamento está alertando a população para a questão da poluição e qualidade de vida. Segundo a SMA, quando pensamos em poluição do ar, na maioria das vezes, temos tendência em pensarmos em grandes polos industriais, porém não se trata apenas disso. Existem também outros fatores envolvendo a emissão de gases poluentes, como as queimadas que podem surgir através de causas naturais, ou pela ação do homem. Atualmente existem leis que proíbem a prática, considerando o ato como criminoso, com exceção de alguns casos liberados pela legislação. Ainda assim, a maioria dos casos ocorre com teor criminoso, sendo que no ano de 2020 no Brasil houve o maior número de focos de queimadas registrados em uma década.
Devemos sempre lembrar que atos como esse prejudicam a qualidade do ar que respiramos, o que pode levar a situações que colocam a saúde da população em risco. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), sete milhões de pessoas morrem por ano pela exposição a poluentes presentes no ar. Os grupos que mais sofrem com a má qualidade costumam ser composto por crianças e idosos, além de pessoas que possuem problemas respiratórios como asma, bronquite, enfisema pulmonar e câncer de pulmão.
Além dos malefícios à saúde da população, o número de internações pela causa acaba aumentando os gastos do município com cuidados e medicamentos, gastos que poderiam ser investidos em outros setores. Sabendo de tudo isso, já que não é possível mudar a composição do ar, podemos ajudar na prevenção contra ações que prejudicam a qualidade do ar, como as queimadas. Ajude o município a evitar e diminuir essas ações, entre em contato e denuncie por meio dos seguintes telefones:
– (19) 3475-9024, SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão);
– (19) 3471-7770, Secretaria de Meio Ambiente;