O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana divulgou, nesta quinta-feira (22), que o município reduziu em 20% as ocorrências de vazamentos em 2022, se comparado com o ano passado. Neste ano, foram realizados pela autarquia 13.525 serviços de reparos e manutenções em razão de vazamentos, enquanto que, em 2021, esse número foi de 16.905.

O resultado foi comemorado pelo superintendente do DAE, Carlos Cesar Gimenez Zappia. “Essa redução se dá por conta de diversos fatores e o principal deles é o programa Água na Torneira, que troca as redes de água na cidade, substitui o material mais velho por materiais mais modernos e resistentes e influência na redução dos vazamentos”, informou.

“As redes ficam cheias por mais tempo, não tendo variação de pressão, que é uma das razões que causam as rupturas das redes, além da idade”, completou Zappia.

Programa Água na Torneira

O prefeito de Americana, Chico Sardelli, lançou em maio de 2021 o programa “Água na Torneira”, de troca contínua e modernização da rede de abastecimento na cidade. Desde o lançamento, mais de 25 bairros de Americana receberam a melhoria, entre eles o São Vito, Jardim São Paulo e Vila Dainese.