Quantos livros você leu na última semana? E no último mês? Qual o seu autor favorito? Você sabia que 25 de julho é o Dia do Escritor? Em tempos em que a Internet encurtou os caminhos e se tornou fonte única para pesquisas e base para as mais variadas informações, estas perguntas podem se transformar em um verdadeiro teste de aptidão para quem tem passado um tanto quanto distante dos livros. Mas ainda há aqueles que não dispensam um belo exemplar e têm na leitura o caminho para o conhecimento e para o lazer.

RAIO X ??? Estudantes, jovens trabalhadores, pessoas de mais idade. O público da Biblioteca de Nova Odessa é bem variado. “Muitas pessoas vêm aqui para estudar ou fazer trabalhos, mas têm também aqueles que aproveitam a tranquilidade do espaço para ler um bom livro, para variar o conhecimento”, explica Maria Neusa.

Entre os livros mais procurados estão romances e literatura. Best sellers como a saga “Harry Potter”, “A Culpa é das Estrelas” e, o mais atual, “Cidades de Papel” – que inspiraram mega produções no cinema e bateram recordes de bilheteria – também são disputados, em especial pelo público mais jovem.
Já no ranking dos escritores mais procurados estão Stephen King, Harlan Coben, Nicholas Sparks, Nora Roberts, Danielle Steel, John Green e, claro, os brasileiros Machado de Assis e Jorge Amado.
Para ser tornar sócio da biblioteca é preciso levar uma foto 3×4, RG e comprovante de endereço originais. Para menores de 16 anos, além dos documentos a serem entregues, é preciso retirar uma autorização dos pais na biblioteca. Cada sócio pode retirar até dois livros, que devem ser devolvidos em até 15 dias.
A Biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h50 e está localizada na Avenida João Pessoa, 253 – Centro. O local, também conhecido como Centro Cultural Herman Jankovitz, é sede da Diretoria de Cultura e Turismo. Mais informações pelo telefone (19) 3466-2196.