Os cartórios eleitorais de Sumaré estão realizando o cadastramento biomético dos eleitores da cidade. Os moradores devem comparecer aos cartórios das zonas eleitorais 230 (Centro) e 362 (Nova Veneza) munidos de documento de identidade com foto, título de eleitor e comprovante de residência dos últimos três meses para realizar o procedimento. Em breve, o cadastro biométrico será obrigatório para os cidadãos exercerem o direito do voto. O horário de atendimento é das 12 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.
Para evitar filas, é possível realizar agendamento pelo site do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), no endereço www.tre-sp.jus.br. O agendamento não é obrigatório, porém, visa dar mais agilidade e qualidade ao atendimento. O cadastro acontece em todo o Estado de São Paulo, com previsão de término até 2022.
O objetivo da biometria é reconhecer o eleitor pelas digitais na hora do voto e evitar qualquer possibilidade de fraude. Além disso, o procedimento visa atualizar demais dados dos eleitores, como endereço residencial, evitando, assim, duplicidades.
???Orientamos à população que compareça o quanto antes em seu cartório eleitoral de origem e realize o cadastramento biométrico, contribuindo para eleições mais agéis e seguras???, explicou o prefeito Luiz Dalben.