O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), anunciou, na tarde desta terça-feira, dia 19 de maio, por transmissão ao vivo pelas redes sociais, que enviou à Câmara Municipal projeto de lei (PL) que autoriza o Executivo a antecipar feriados municipais, via decreto.

A antecipação tem o objetivo de melhorar o índice de isolamento social. Estatísticas demonstram que o distanciamento social aumenta aos finais de semana e feriados.

Os feriados que terão as datas alteradas são os do dia 11 de junho (Corpus Christi) e o do dia 20 de novembro (Consciência Negra). Respectivamente, as datas serão antecipadas para os dias 26 e 27 de maio. Como o Governo do Estado também deverá antecipar o feriado estadual de 9 de julho (Revolução Constitucionalista) para o dia 25 de maio, o município terá a supressão de três dias úteis.

Conforme o prefeito Jonas Donizette, as ações tomadas agora terão reflexo daqui a duas semanas. “À medida que cai a adesão ao isolamento social, aumenta o número de casos. Por isso, quero reforçar que este feriado não é para passear, temos que ficar em casa. Porque tudo o que fizermos de bom ou ruim agora vai refletir no início de junho”, afirmou.