Dizem que somos o que comemos. O que você come é bom ou ruim para o seu organismo? Se a resposta for negativa, melhor repensar seus hábitos. Uma pesquisa divulgada este ano pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) em parceria com o Ministério da Saúde mostrou que o público adolescente, por exemplo, segue uma dieta de tão alto risco que conduz diretamente para problemas cardiovasculares, renais e obesidade.
E nada melhor do que pensar na comida do prato do que no dia 16 de outubro, Dia da Alimentação. A data foi instituída para combater a fome a desnutrição que afeta cerca de 800 milhões de pessoa no planeta, mas também surge como um momento para discutir o quão saudável ??? ou não ??? tem sido a alimentação da população mundial.
Para quem tem como hábito a alimentação fora de casa, alguns restaurantes se preocupam em oferecer um cardápio nutritivo. Já começando pelo café da manhã. Na Romana, existe a opção de suco natural de frutas e um pão de queijo integral, para deixar seu dia mais light.
No Jangada, o ingrediente chefe é o peixe. O prato mais amado da casa, o Espeto de Pintado a Moda da Casa, é grelhado e pode ser acompanhado com legumes no lugar da batata frita.
No Lima Restobar, eleito pelo TripAdvisor em 2014 como um dos melhores restaurantes brasileiros, um dos destaques do cardápio é o trio de ceviches, que podem ser escolhidos ao gosto do cliente. Marinado no limão e outras especiarias, o ceviche peruano é um prato leve, saboroso e saudável para ser inserido na dieta brasileira.
No restaurante Fogão a Lenha, o cliente pode montar o prato ao seu gosto. Servido na opção self-service, o buffet oferece mais de 20 tipos de saladas e 25 pratos quentes, entre os destaques salmão assado e filé mignon. Para os adeptos da alimentação saudável, fica a disponível dos clientes linhaça e chia para incluir no prato.
Nessa linha saudável, até as pizzarias estão se reformulando para oferecer opções mais leves, sem deixar o sabor de lado. A Mega Pizza, pizzaria tradicional na cidade de Campinas e conhecida por sua redonda de 22 pedaços, tem a Pizza Maromba, feita com batata doce e whey protein. Os recheios são nutritivos e leves como creme de ricota e peito de peru. Tudo preparado com carinho pela casa e que agrada a todos que amam esse prato tradicional italiano.