A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) realizou, nesta quinta-feira (5), o sorteio de 372 apartamentos, em Santa Bárbara d’Oeste, Região Administrativa de Campinas. Milhares de famílias lotaram o Estádio do União Agrícola Barbarense Futebol Clube durante o sorteio conduzido pela diretora de Atendimento Habitacional da CDHU, Ticiane D’Aloia, que falou da alegria de apoiar a construção e a realização do sonho da casa própria.
“Nessa gestão, o Governo do Estado já entregou mais de 31 mil casas. Temos em produção 112 mil unidades em todo o Estado de São Paulo. Até o final de 2026, serão 200 mil novas moradias para a população”, destacou Ticiane.
Do total de unidades, 27 foram destinadas a famílias com pessoas com deficiência, 19 para idosos, 9 para policiais e agentes penitenciários e 12 para indivíduos sozinhos. Outras 20 unidades foram reservadas para moradores de áreas de risco. As demais foram distribuídas para a população em geral, sendo 188 unidades para famílias com renda entre 1 e 3 salários mínimos, 59 para renda de 3,01 a 5 salários e 38 para renda de 5,01 até 10 salários.
+ NOTÍCIAS NO GRUPO NOVOMOMENTO WHATSAPP
Camila Cordioli Corrêa, 28 anos, vive com o filho nos fundos da casa da avó e não conseguia descrever a sensação de saber que terá a casa própria. “Eu alcancei a meta que tinha para a minha vida: conseguir independência para cuidar do meu filho. Teremos o nosso espaço para viver a nossa vida. Essa casa é do meu filho!”, celebrou.
Keven Max Rodrigues Soares da Silva, 19 anos, auxiliar de produção, comemorou a conquista com a mãe Daiana Soares, 41 anos, e a irmãzinha Mazikeen, de 1 ano. “A emoção é muito grande. Sempre batalhamos e acreditamos. Tudo vai mudar para melhor. Sair do aluguel é muito bom”, afirmou.
O casal Filipe e Karoline Gomes Ferreira, de 21 e 26 anos, comemoraram quando foram sorteados, e já fazem planos para o futuro, na casa nova com o bebê Isaac, que deve nascer ainda neste mês. “Moramos de aluguel e com o dinheiro que vai sobrar poderemos investir em outras coisas. Queríamos muito conquistar nossa casinha”, contou Filipe.
Os apartamentos têm dois dormitórios, sala de estar, cozinha, banheiro e lavanderia, distribuídos em 47 m2 de área útil. A CDHU está investindo R$ 66,9 milhões da construção do empreendimento, viabilizado em parceria com a Prefeitura, que doou o terreno, localizado na Avenida Dr. Sebastião de Paula Coelho, 400.
O financiamento dos imóveis segue as diretrizes da Política Habitacional do Estado de São Paulo, que preveem juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. Assim, as famílias pagarão praticamente o mesmo valor ao longo dos 30 anos, já que o contrato sofrerá apenas a correção monetária calculada pelo IPCA – índice oficial do IBGE. O valor das parcelas é calculado levando-se em conta a renda das famílias e podem comprometer, no máximo, em até 20% dos rendimentos mensais com as prestações.
Sobre o sorteio
Concorreram a uma unidade 15.869 famílias, que se inscreveram para o sorteio entre os dias 01 e 19 de julho deste ano.
As senhas para participar do sorteio foram retiradas pelos inscritos nos dias 3 e 4 de setembro, no Ginásio Djaniro Pedroso. As mesmas senhas foram depositadas pelo inscrito ou representante legal nesta quinta-feira (5), das 13h às 16h30, já no Estádio da União Barbarense.
No sorteio, foram definidos os titulares e suplentes para a aquisição das moradias. As famílias contempladas agora passarão pelo processo de habilitação, no qual terão de comprovar os requisitos exigidos no edital de inscrição para participar do programa habitacional. Caso não se enquadre nos critérios, o contemplado será desclassificado, e um suplente será convocado para o seu lugar, conforme a ordem do sorteio. Este processo garante que o benefício do programa seja concedido apenas às pessoas que mais necessitam.