O professor de Ciências e Educação Ambiental do Ciep São Vito, Mêncio Toledo, vai realizar trabalhos educativos junto à comunidade do bairro para combater a dengue. Mêncio, na sexta-feira, (19/2), participou de uma reunião na quadra da escola com pais e alunos no “Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika”. “Reiteramos o compromisso e nosso empenho em não deixarmos o mosquito nascer. Tomar cuidado com a água dentro de casa, com o lixo, etc. Um funcionário fantasiado de mosquito da dengue fez sucesso com a meninada”, afirmou Mêncio. O governo federal havia lançado na semana anterior (13/2) o Dia Nacional contra o Aedes.
O professor vai programar para, daqui a algumas semanas, sair às ruas e junto com os alunos levar cartazes e panfletos educativos. O objetivo é conscientizar os moradores do bairro para que não deixem o ovo virar larva. Segundo Mêncio em condições ambientais favoráveis, após a eclosão do ovo, o desenvolvimento do mosquito até a forma adulta pode levar um período de 10 dias. Por isso, a eliminação de criadouros deve ser realizada pelo menos uma vez por semana: assim, o ciclo de vida do mosquito será interrompido.
Mêncio pretende na semana que vem levar os alunos ao laboratório da escola e mostrar o ciclo de vida do mosquito. “Revelar a larva e o ovo no microscópio para eles verem e estudar”. Para isso o professor vai rodar a cidade e procurar a larva e ovo em locais onde são jogados lixos ilegalmente e em lugares de água acumulada. “Temos que nos educar e observar onde deixamos os lixos e entulhos. Preocupar-nos também com a coleta seletiva. São com ações simples que vamos eliminar a dengue”, afirmou.
A Secretaria de Educação de Americana fará nesta quarta-feira, (24/2), à tarde, reunião dos diretores de escolas do fundamental com a Secretaria de Saúde. Haverá encontro também com diretores da educação infantil. O objetivo é começar a delinear um plano educativo de combate à dengue que abrangerá todas as escolas da Rede Municipal de Ensino.