Atualmente o Clube da Melhor Idade de Nova Odessa atende 1,7 mil pessoas. Já são 1.315 acima de 60 anos cadastrados e frequentando as diversas atividades oferecidas gratuitamente no local, além de aproximadamente 450 munícipes, de idades variadas, participando das aulas de ritmos. O Clube está em recesso e retorna ao funcionamento normal na próxima segunda-feira, dia 11.
De acordo com o coordenador do Clube da Melhor Idade, Rogério Mion, durante os 30 dias de recesso estão sendo realizadas as manutenções necessárias nas dependências do imóvel. “A ideia é mantermos o que vem dando certo e ampliar as atividades oferecidas gratuitamente à população, para que o Clube continue sendo referência na RMC (Região Metropolitana de Campinas)”, ressalta Mion.
“Essa faixa etária da população está aumentando e precisamos oferecer recursos para que eles tenham qualidade de vida. O perfil do idoso mudou e hoje, com o Clube, nós conseguimos oferecer condições de envelhecimento saudável”, afirmou a primeira dama, Andréa Souza.
O Clube conta com diversas opções voltadas ao público idoso: Ginástica Localizada, Hidroginástica, Natação, Karatê, Capoeira, Vôlei Adaptado, Dança Coreografada, Canto, Pilates, Acupuntura e Jogos de Mesa (Dama, Truco, Dominó). Existe ainda o grupo Viver Bem e o acompanhamento de nutricionista, que cuida da alimentação e do bem estar dos integrantes da Melhor Idade.
Um dos principais resultados obtidos no ano passado se deu através do vôlei adaptado de Nova Odessa. A equipe masculina conquistou a medalha de ouro e o tricampeonato na 6ª edição da Copa Amigos do Esporte na Melhor Idade, disputada em Águas de São Pedro. O time feminino conseguiu a prata e o vice-campeonato no evento esportivo que reuniu16 equipes de diferentes regiões do Estado de São Paulo.
Além disso, na 19ª edição do JORI (Jogos Regionais dos Idosos), em Mogi Guaçu, a delegação novaodessense participou com 100 atletas em 13 modalidades. O Município ficou em 8º lugar no geral, dentre 45 cidades. Foi 7º no buraco feminino, 5º na dança de salão “B”, 1º no dominó feminino, 5º na malha, 6º na natação masculina, 2º no vôlei adaptado masculino “A”, 5º no vôlei masculino “B” e 4º no xadrez feminino.
Em 2015 também foram realizados diversos eventos voltados à qualidade de vida da população idosa do Município, como a Oficina ‘Envelhecimento Ativo’ e a Semana do Idoso. Foram trazidas atividades adicionais, palestras e ações práticas voltadas a este público que, segundo o último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é formado por 5,2 mil pessoas em Nova Odessa ??? o que representa quase 10% do total da população local.