Até o início da semana passada, havia um clima otimista com relação a retomada da Economia e de maneira geral, começávamos a perceber os tímidos sinais de recuperação, ainda que de maneira pouco expressiva.
Apesar das últimas más notícias é importante que as empresas se preparem para o momento da retomada porque, acreditemos ou não, isso vai acontecer!Uma das principais dúvidas que surge nesse momento no ambiente empresarial é: Como voltar a ter a mesma rentabilidade obtida antes da recessão?
A maioria das empresas deixou os investimentos e as reestruturações de lado e o foco de atenção foi somente na redução de custos durante o período da crise. A eficiência durante as ???vacas magras??? foi obtida graças a redução de pessoal e corte nos custos de produção, mas essa eficiência não é a de melhor qualidade. Diante desse fato, a tendência é que as despesas e os custos de produção aumentem, roubando parte significativa da rentabilidade do negócio.
Alguns dados recentes já mostram uma tendência no aumento dos custos de produção das indústrias de bens de consumo e o ataque às ineficiências deverá nortear as ações estratégicas e táticas e poderá impactar negativamente os resultados financeiros, caso essas perdas não sejam identificadas, atacadas e eliminadas.
Ainda é cedo para falar dos gargalos que impactam a produtividade, afinal, boa parte das empresas atingiu o ???fundo do poço???, mas, é importante identificar as ineficiências de processo e não estamos falando somente dos processos produtivos, o foco em eliminar os desperdícios e perdas deve ser abrangente e ser feito quase que de maneira obsessiva.
Como identificar as ineficiências e perdas nos processos (produtivos, administrativos, de apoio, etc.)?
Será necessário ter em mente os conceitos do ???Pensamento Enxuto??? ou ???Lean Thinking??? para encontrar tais oportunidades no ambiente fabril e também no administrativo.
O entendimento do porquê tais desperdícios ocorrem e como eliminá-los é fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa e deve ser um processo de melhoria contínua.
Qualquer atividade que não adiciona valor ao produto, ao processo ou ao cliente, pode ser entendida como perda/ineficiência/desperdício.
Qual o papel dos Gestores no processo de ataque aos desperdícios?
Quais as perdas mais comuns em ambientes administrativos e fabris?
Quais as principais causas de ineficiências?
Reflita sobre tais questões e avalie investir em um time de profissionais que pode contribuir para o plano de retomada.
*Marcos Maregatti é Engenheiro de Produção Mecânica e consultor da IMAM Consultoria.