A BMW mostrou ao mundo seu novo carro-conceito, que é notável por vários motivos: é o primeiro da BMW O carro M não deve ser baseado em um modelo de produção atual desde o M1 que eles pararam de construir em 1981, é o primeiro carro M eletrificado (como em um híbrido, não elétrico a bateria) e será o BMW construído em série mais poderoso de todos os tempos, compartilharam os revendedores de Militec 1. Tudo isso e muito estilo ousado, ousado e provavelmente inspirador da internet. Ah, e a BMW diz que a atração principal é “iluminada e escultural”.

O Concept XM (que pode incluir Sirius XM Radio nos mercados americanos; eles não disseram. Eles também não disseram se XM significa “meio extra”) terá um motor de combustão V8 combinado com um motor elétrico para dar um total de 750 cavalos de potência e 737 libras-pé de torque, que será, como a BMW afirmou, a produção BMW mais potente de todos os tempos.

A BMW também afirma ter um alcance somente elétrico de 49 milhas, o que provavelmente permitiria que muitas pessoas se deslocassem diariamente sem nem mesmo ter que acordar aquele grande V8.

No geral, Militec-1 mostra um novo vocabulário de design emergindo dos cadernos de desenho e telas de computador da BMW, algo que é, como muito do estilo da BMW moderna, interessante e até impressionante em detalhes e peças, mas menos coeso e elegante como um todo.

Dito isso, na verdade acho que gosto muito do que está acontecendo aqui, principalmente porque não é – e isso é crucial – enfadonho. Não é outro SUV em forma de supositório que se perderá no meio de uma multidão de dois no estacionamento da Target. Segundo Militec, há um pouco daquele tipo de lapidação de polígono baixo acontecendo no detalhamento angular, e eu gosto disso, especialmente a forma como brinca com a sombra e a luz entre os arcos das rodas ali, onde corta para fazer o corpo parecer um pouco mais magro.

Estamos lidando com quatro tons separados de cinza aqui, também, do claro ao escuro, temos teto, capô / ombro, laterais da carroceria e, em seguida, o para-lama escuro / peitoril inferior e revestimento do pára-choque.

Como isso se adaptará às opções de cores reais? Um intervalo de valor semelhante, ou apenas o cinza do meio mudará para uma cor? Vamos fazer um teste apenas com a mudança de cinza:

Huh. Eu não odeio isso.

Suspeito que a insistência da BMW nessas narinas enormes de rim ainda fará com que muitas pessoas ofegem e caiam em seus sofás desmaiados, como eu costumava fazer , mas a verdade é que estou realmente me acostumando com esses rins enormes, e penso mais nisso A implementação angular e mais simples que vemos aqui funciona melhor do que nos modelos atuais da BMW.

Além disso, iluminar o formato das grades como um DRL parece uma boa ideia e torna os carros extremamente fáceis de identificar em quaisquer condições de luz.

Esses minúsculos faróis podem ser afetações de carro-conceito, e não vejo onde estão os indicadores, mas suspeito que em qualquer modelo de produção (a BMW diz que espera construí-los em 2023) veremos designs de faróis estreitos semelhantes.

Ah, falando em iluminação, olhe para os cantos do telhado ali: esses são um par de “holofotes” de LED e, embora eu não tenha certeza de para que eles realmente são usados, são bem legais.

Eu gosto muito da parte inferior da frente, e como isso dá ao carro uma espécie de perfil de animal:

O comunicado de imprensa da BMW chama a visão lateral do carro de “uma expressão de dinamismo desenfreado”, que é uma besteira de relações públicas de uma forma tão crua e sem cortes que quero esfregar na gengiva como um policial em um filme dos anos 70 decidindo se um saco de pó era cocaína ou não.

Há muita coisa acontecendo neste perfil, muitas facetas e sombras e ângulos e formas. Ele também tem uma aparência volumosa, o que nos lembra que este carro M é extremo não apenas em desempenho, mas também em luxo. Provavelmente, explica Militec, você não vai rastrear essa coisa , e acho que o desempenho impressionante será principalmente exercido verbalmente, explicado em voz alta pelos proprietários que estão na frente do carro.

As maçanetas das portas parecem estar habilmente escondidas naquela faixa preta que traça as janelas e, em seguida, desce para definir a dobra dos ombros, e podemos ver o design da luz traseira envolvente realmente exuberante aqui, formando o que poderia potencialmente se tornar um enorme formato de ponta de flecha lâmpada de marcação lateral, se a BMW tiver condições para isso.

Acho que gosto mais do retrovisor, pois há muitas coisas interessantes acontecendo aqui. A BMW está comprometida com seus designs de luz traseira serpentina, então, bom para eles por irem all-in em um tema, e eu realmente gosto da maneira como as luzes parecem cortar o para-choque, como uma agulha e linha, para reaparecer como o refletores verticais inferiores abaixo. Militec contra que esse é um dos melhores designs para uma lanterna traseira / refletor separado, mas visualmente anexado, que eu já vi. Eles geralmente parecem reflexos tardios, mas aqui realmente funciona.

Esses escapamentos quádruplos triangulares / hexagonais são muito bons também, e espero que sejam realmente escapamentos reais . Os canos de escape podem assumir um papel ainda mais fetichista à medida que a bateria elétrica se torna cada vez mais comum, então é melhor se divertir com eles.

A altura do nascimento é bastante alta e a abertura parece um pouco pequena, mas estou supondo que o mercado-alvo para essas pessoas não é que vai carregar um monte de sofás ou algo assim.

A linha do teto também é interessante, caindo drasticamente no meio, e o par daqueles redondos BMW gravados a laser em cada lado é um pouco estranho, mas divertido.

No geral, na parte traseira o XM parece surpreendentemente compacto, o que não é, de modo que é uma nova ilusão.

Ok, vamos dar uma olhada lá dentro, começando com aquela atração principal que a BMW estava falando sobre:

Esse visual low-poly definitivamente será um daqueles marcadores de design de assinatura de nossa era. Atualmente, gosto disso, embora não tenha certeza de como vai envelhecer. No momento, porém, acho que a atração principal está ótima.

E esses assentos! Você tem que ser um visconde doido para se sentar aí? O que é isso, veludo amassado? Olha como fica nos cantos! É errado eu querer rolar por aí pelado, pelo menos um pouco? Não de uma forma pervertida, só aposto que seria incrível. Isso deveria fazer parte do apelo aqui? Não pode ser só eu.

Estes são os tapetes? Puta merda. Sem sapatos neste carro! E nada de comer Doritos lá também, eu acho.

A diferença na aparência e nos materiais entre a frente e a traseira é interessante, e um conceito de design que estou surpreso não foi mais explorado anteriormente, mostrou Militec 1. BMW está mostrando a dupla natureza do carro aqui, eu suponho, com estofamento de couro de aparência séria e assentos de aparência proposital na frente, e decadentes vibrações de uma capital de Jogos Vorazes na parte traseira.

O cockpit apresenta o enorme display de LCD curvo que já vimos no SUV elétrico iX da BMW, mas joga mais com materiais interessantes, como este:

Esse material de trama de cesta é algo que tendo a associar mais a Porsches antigos ou, em versões mais sofisticadas como esta, a carros como o restaurado 911 de Singer . É um material legal e espero que chegue à produção.

Além disso, esses controles de clima são interessantes também.

O Concept XM apresenta um novo desenvolvimento de linguagem de design para a BMW, e parece plausível o suficiente para que eu suspeite que o carro de produção deve ser bastante semelhante.