Ter um local correto para a destinação de recicláveis e outros materiais não traz benefícios apenas para o Meio Ambiente. Em Nova Odessa, a implantação do EcoPonto do Monte das Oliveiras e dos LEVs (Locais de Entrega Voluntária) tem ajudado a mudar a vida de inúmeras famílias que trabalham com a separação dos produtos recolhidos. Elas viram sua renda aumentar, em média, 30% e veem nestes locais a oportunidade para melhorar sua condição.

“Sei das dificuldades de quem necessita de um trabalho como este para sobreviver. Estas pessoas são batalhadoras e fico feliz em saber que um projeto como este tem melhorado a qualidade de vida das pessoas”, disse o prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza.
Ele ressaltou que logo no começo de sua gestão fechou os lixões clandestinos e criou alternativas para a destinação correta dos entulhos e preservação ambiental. “Temos hoje uma cidade mais limpa, um meio ambiente mais preservado e resultados como este destas famílias mostram que estamos no caminho certo.”
Presidente da Coopersonhos (Cooperativa de Reciclagem), Noêmia Firmino de Oliveira afirma que a instalação do EcoPonto e também dos LEVs colaborou com o trabalho dos cooperados. “Para nós, ter estes locais ajuda muito. Claro que continuamos passando nos bairros, mas temos agora as paradas nestes pontos fixos. Com isso, conseguimos agilizar nosso trabalho e, claro, aumentar nossa produção”, disse.
Além da agilidade no percurso, a implantação dos pontos de coleta de recicláveis teve impacto direto no bolso. “Nossa renda aumentou sim, graças a Deus”, disse, ressaltando que este aumento chega a uma média de 30%. “?? muito bom ver nossos sonhos sendo realizados”, disse.
“A gente batalha muito, é um trabalho sério, pesado. E com as coisas melhorando, vamos conseguindo melhorar nossa vida”, afirmou a presidente da cooperativa, que é casada e tem quatro filhos. “Comprei meu carro com o suor do meu trabalho e tenho outros projetos que se Deus quiser vou realizar”, disse.
Atualmente, 17 famílias trabalham na Coopersonhos. E com a nova realidade, os cooperados têm se dado o direito de sonhar e conquistar. Aos 41 anos, Maria Firmino já comemora uma nova realidade em sua vida. “A gente tem trabalhado muito e vamos guardando dinheiro para melhorar um pouco as coisas em casa”, afirmou.
Aos 32 anos e com dois filhos, de 9 e 4 anos para criar, Joyce Batista de Oliveira também vê o sonho de melhorar as condições de sua família mais próximo graças à implantação do EcoPonto. “Foi muito bom pra gente. Aumentou a quantidade de reciclados e, além disso, tem a questão de incentivar também as pessoas a cuidarem mais do meio ambiente, de descartar os produtos no local certo”, disse.
Timidamente Joyce, que sonha em conquistar a casa própria, comemora a realização de alguns desejos como comprar uma máquina de lavar nova, por exemplo. “Aos poucos a gente vai conquistando”, disse.
Maria José Evangelista também é cooperada e comemora as conquistas de 11 anos de trabalho na cooperativa. Casada, mãe de cinco filhos ??? três deles já casados -, ela conseguiu alguns “mimos” para a família como novos eletrodomésticos e produtos eletrônicos. “Sonho em comprar um carro e vou continuar batalhando. Não tenho do que reclamar”, afirmou.
A diretora de Fiscalização e Licenciamento Ambiental, Aryhane Massita, destacou a importância deste trabalho social conquistado com a implantação do EcoPonto e dos LEVs. “Além de toda questão ambiental, de conscientização da população quanto aos locais corretos para descarte de materiais, temos essa parte social, de benefícios que proporcionamos a estas pessoas”, disse.
DESCARTE CORRETO ??? Implantado em pouco mais de sete meses, o EcoPonto do Monte das Oliveiras, administrado pela Prefeitura de Nova Odessa, já arrecadou cerca de 111 toneladas de recicláveis. A maior parte deste material era, anteriormente, descartada irregularmente em terrenos baldios, ruas e córregos da cidade.
Além do EcoPonto, o município conta com três LEVs (Locais de Entrega Voluntária) instalados em diferentes pontos e que já recolheram, desde sua implantação no ano passado, 294 toneladas de materiais.
No EcoPonto é possível descartar materiais recicláveis limpos como papel, papelão, plástico, vidro, metal e isopor; resíduos da construção civil (até 1m³ por pessoa/dia); madeira e móveis usados; restos de poda; óleo de cozinha (devidamente embalado em garrafa PET); roupas usadas; aparelhos eletrônicos e pneus (quatro unidades por pessoa/dia). Os LEVs recebem apenas materiais recicláveis.
Nenhum dos espaços recebe resíduos orgânicos, perigosos, industriais, hospitalares e farmacêuticos, animais mortos, lâmpadas fluorescentes e nem pilhas e baterias.
O EcoPonto do Monte das Oliveiras funciona todos os dias, das 7h às 19h, na Rua Vilhelms Rosenbergs, esquina com a Rua Aristides Réstio, no Jardim Monte das Oliveiras.Os LEVs estão instalados no Parque Izidoro Bordon (Rua João Bolzan, 475, Mathilde Berzin), Bosque Manoel Jorge (Rua 15 de novembro, s/n, Jardim Santa Rosa) e Rua Manaus, s/n, Jardim São Jorge. Os espaços funcionam 24 horas.