A população de Campinas e região está tendo mais acesso aos recursos da medicina nuclear, utilizados em exames de diagnóstico e tratamento de doenças, como o câncer. ?? o que aponta um levantamento realizado pela Dimen Medicina Nuclear.
De acordo com dados levantados pela empresa, houve um aumento de cerca de 40% no número de exames realizados no último ano. Em 2011, as duas unidades da Dimen em Campinas realizaram 13.700 procedimentos, já em 2012 o número saltou para 19.100.
Nos exames mais procurados estão as cintilografias de miocárdio e óssea e o PET-CT, procedimentos que utilizam um método de diagnóstico por imagem que permite ao médico obter informações sobre as alterações metabólicas que ocorrem em um determinado órgão, antes mesmo de modificações anatômicas, por meio da administração de pequenas quantidades de materiais radioativos.
A medicina nuclear é uma especialidade médica que utiliza pequenas quantidades de materiais radioativos para a obtenção de imagens de determinada região, capazes de revelar informações funcionais, extremamente importantes no direcionamento da conduta clínica e terapêutica.