A prefeita de Sumaré, Cristina Carrara (PSDB), começou a usar uma pesquisa publicada no último domingo para tentar vencer a batalha ideológica e conseguir privatizar o DAE. Ela comentou resultados da pesquisa de opinião realizada pelo Centro Abril e publicada no Jornal TodoDia.
A pesquisa avaliou a visão que a população da cidade tem sobre a proposta de concessão onerosa dos serviços públicos de Água e Esgoto à iniciativa privada, por tempo determinado e obrigação de grandes investimentos em melhorias por parte da futura concessionária.
Para 65,25% dos 400 moradores de Sumaré entrevistados, a qualidade do abastecimento de água da cidade vai melhorar graças à concessão. Por isso, segundo a prefeita, a pesquisa reforça o entendimento da atual gestão de que a decisão pela concessão onerosa ???é a mais correta???.Para 50% dos entrevistados, a concessão ou parceria com a iniciativa privada é a melhor opção para melhorar a qualidade dos serviços de Saneamento Básico, prestados atualmente pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto). Para 56%, por exemplo, as constantes ocorrências de falta de água em algumas localidades é um dos maiores problemas da cidade hoje. A margem de erro é de quatro pontos. A concessão ???seria boa para todos??? ou ???seria bom para a população??? para 61,5%.
???Por um lado, a pesquisa retrata aquilo que nós já havíamos identificado e que foi o motivo desta importante decisão que tomamos de partir para a concessão onerosa destes serviços públicos. O resultado também reforça que nossa decisão é a mais correta neste momento, tanto que ela é aprovada pela população???, comentou a prefeita de Sumaré.