Diante de uma série de capacitações que são oferecidas todos os anos aos funcionários, o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d???Oeste iniciou um método diferenciado de promover um curso básico de primeiros socorros, denominado de ???Aprender fazendo???. De conteúdo rápido e prático, o curso é uma inciativa da direção da autarquia e visa preparar o servidor para atuar em salvamento de possíveis vítimas de ataque epilético, parada cardiorrespiratória, afogamento, hemorragias e engasgamento, uma vez que a grande maioria dos trabalhadores da autarquia atua em meio ao público.
Ministrado pelo diretor de Gestão de Recursos Hídricos do DAE, o engenheiro Carlos Augusto dos Santos, que possui conhecimentos específicos e se propôs voluntariamente, o treinamento é realizado todas as terças-feiras para pequenos grupos de funcionários, com duração de 40 minutos. Este método rápido e com número reduzido de participantes visa não atrapalhar o andamento dos serviços e dá oportunidade para que todos pratiquem os procedimentos básicos de primeiros socorros em adultos e bebês, utilizando, no aprendizado, bonecos e simulações entre os próprios funcionários.
???O objetivo é que o servidor possa estar preparado em ocasiões inesperadas que exijam prestar socorro imediato e poder contribuir para salvar vidas, até que profissionais especializados cheguem ao local. São conhecimentos que eles (funcionários) possam também difundir com seus familiares, amigos e junto aos colegas de trabalho, no dia a dia???, explicou Santos, que possui formação de socorrista e em resgate, tendo já auxiliado em áreas de desastres e catástrofes urbanas.
Iniciado no mês passado, o curso prevê atingir todos os servidores e as aulas ocorrem na sede administrativa do Departamento e no Centro de Treinamento ???Bepe Machado???, que fica no Centro Operacional ???Mauro da Bomba??? – Garagem. O DAE conta hoje com cerca de 380 funcionários. Até o momento, já participaram do curso cerca de 160 colaboradores.