“O aedes Aegypti não é mais o ‘mosquito da Dengue’, mas sim o transmissor desta e de outras conhecidas doenças, como Chikungunya e Zika Vírus”. Esta é uma frase que os alunos da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Nova Odessa vão ouvir muito neste mês, pelo projeto “Não Vem Que Não Tem”, desenvolvido em forma de teatro pela Secretaria Municipal de Saúde.
A iniciativa é realizada através da Vigilância em Saúde para 433 alunos, de 39 salas, da Fase 2 da Educação Infantil, nos períodos de manhã e tarde. Nesta segunda-feira (13) o projeto teve início apresentando o teatro musical no CMEI (Centro Municipal de Educação Intantil) Beija-Flor, no Residencial Klavin, e no CMEI Padre Renato Marchioro Graziozo, no Jardim Alvorada.
“Optamos por fazer em forma do teatro e com auxílio de materiais pedagógicos para falar do mosquito e dos criadouros, através dos quais ele transmite a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus”, explica a professora Méria Brito de Jesus, responsável pela IEC (Informação, Educação e Comunicação). Com auxílio da agente de Saúde Eliana Reis, ela complementa o trabalho de combate realizado nas ruas da cidade.
De acordo com a professora, a ideia é conscientizar as crianças, para levar a informação até as famílias novaodessenses. “Elas são responsáveis em disseminar o conhecimento aos familiares e as pessoas do seu grupo social”, ressalta Méria de Jesus. Anteriormente, a IEC promoveu palestra sobre animais peçonhentos para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Após passar nos bairros Klavin e Alvorada, o projeto “Dengue, Chikungunya e Zika Vírus: Não Vem Que Não Tem” continua até o dia 28, nas unidades municipais de ensino infantil do Jardim Bela Vista, Green Village, São Manoel, Santa Luiza, São Jorge, Vila Azenha, Santa Rosa, Marajoara, Santa Rita e São Francisco. As turmas de manhã totalizam 16 salas e 192 alunos, enquanto as de tarde, 13 salas e 241 alunos.