A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d???Oeste, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, segue com orientações de combate e controle do ???Aedes aegypti???, mosquito transmissor da Dengue e da Febre Chikungunya. Uma das medidas adotadas é o reforço das orientações para as pessoas que irão viajar durante o feriado de Carnaval. Se ao retornar de viagem, a pessoa começar a apresentar sinais e sintomas característicos, deve procurar imediatamente o Serviço de Saúde.
Os principais sintomas da Dengue e da febre Chikungunya são dores nas articulações, dores de cabeça e no corpo, além da presença de manchas avermelhadas. Ambas são transmitidas pelo mesmo mosquito e as medidas de prevenção são as mesmas, como manter os quintais e terrenos baldios limpos. Na época de chuvas a situação se agrava, com acúmulo maior de água parada, período propício para a proliferação do vetor.
O coordenador da Vigilância em Saúde, Ivan Luis Carpim, destacou a importância dos cuidados adotados nos períodos de feriado, como o Carnaval. ???Se for viajar a pessoa deve se informar sobre a situação da dengue e da febre chikungunya no local de destino planejado e tomar os cuidados necessários. Se ao retornar apresentar algum sinal ou sintoma característico das doenças, deve procurar os serviço de saúde, UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e/ou Prontos Socorros, o mais rápido possível, não se esquecendo de relatar para onde viajou. Essas informações são importantes para que possa ser avaliado, notificado e colhido o exame específico para a confirmação da doença e consequentemente realizadas as demais ações de controle por meio da Vigilância Epidemiológica e do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses)???, explicou.