Um grupo de candidatos derrotados na eleição para vereador em Americana chegou a afirmar que houve falta de 7 mil votos sem qualquer comprovação e foi protestar em frente ao cartório eleitoral. Mas o caso ficou nas fakenews da vida mesmo. A dúvida vem de candidatos que acreditam que tiveram votos ‘tirados’ porque somaram mais nas filipetas do que o total registrado pela somatória do TSE.

Depois de ‘fazer barulho’, o grupo sequer voltou ao cartório para fazer a recontagem de votos.

Leia abaixo nota do cartório eleitoral enviada ao NM esta segunda-feira.

Sobre a questão da “ausência dos 7 mil votos” na eleição de 15//1/2020, não houve manifesto além daquele ocorrido em 17/11. Além disso, houve agendamentos, por parte de candidatos, para conferência dos boletins de urna em cartório, mas ninguém compareceu nas datas agendadas. Para os fins formais, todas as ocorrências foram registradas no processo aberto para esse fim, de nº. 0600607-45.2020.6.26.0158. O prazo para ingresso dos pedidos de reclamações teve o prazo expirado em 25 de novembro último.

Assim, entendemos que todos os procedimentos realizados pela Justiça Eleitoral local foram considerados legítimos e íntegros, cujo mérito é devido aos Mesários, Colaboradores, Autoridades Policiais, Administração Municipal, Servidores e Autoridades da Justiça Eleitoral, que cumpriram com responsabilidade e profissionalismo os trabalhos decorrentes da preparação dessa Eleição Municipal em Americana.