A Mercedes-Benz deve anunciar, nesta terça-feira (1), o retorno de sua produção nacional de automóveis e comerciais leves (atualmente, apenas caminhões são produzidos no Brasil).
A nova fábrica de carros será construída em Iracemápolis, cidade a 150 km de São Paulo. Desde o início, a infraestrutura paulista marcava favoritismo. Uma das influências foi a decisão da Honda de criar nova sede em Itirapina, que, a exemplo da escolhida Iracemápolis, fica próximo a Campinas, onde a própria Mercedes já teve uma fábrica de ônibus monoblocos.
Juiz de Fora (MG) e Rio de Janeiro (RJ) eram outras cidades cotadas, mas saíram logo do páreo. Algumas regiões de Santa Catarina ainda foram cogitadas, mas as chances sempre foram pequenas. Iracemápolis tem cerca de 20 mil habitantes e, segundo medição das Nações Unidas, é o 168º município brasileiro em desenvolvimento humano (seu índice é considerado alto). A atual gestão é do PT, com Valmir dos Correios, ex-assessor do deputado Antonio Mentor.
O SUV compacto GLA é o primeiro modelo a sair da nova linha de montagem, seguido pelo hatch Classe A e pela próxima geração do Classe C (que estreia em janeiro no Salão de Detroit).