A competição no estilo mata-mata, Iron Cowboy, testou os corações de quem estava na plateia no encerramento da Festa do Peão de Americana neste domingo. Os 12 melhores atletas da PBR nesta 31ª etapa foram divididos em duas chaves, oitavas, quartas, semifinal até sobrarem os dois melhores atletas da noite em uma final eletrizante.
Adriano Salgado, de 21 anos, competiu pela primeira vez no Iron Cowboy. Superou na semifinal o tricampeão mundial da PBR e campeão do Iron Cowboy em Americana em 2012, Silvano Alves, e na sequência, enfrentou com êxito o também finalista e oponente Fábio Eleutério, conquistando o título e a fivela.
A semifinal entre Silvano Alves e Adriano Salgado foi eletrizante. Montados, respectivamente, nos animais Careta e Caracamano, empataram com nota 90,50. Pela regra da PBR tiveram que montar novamente. Desta vez, Silvano Alves enfrentou o Trem Fantasma e permaneceu 2,49 segundos. Com 3,98 em cima do Fera do Rancho, Adriano Salgado passou por cima do tri mundial e seguiu para a final contra Fábio Eleutério.
Visivelmente cansados ??? ambos já tinham montado em três touros ??? os competidores agitaram a plateia, que gritava a cada segundo. Mas, foi Adriano Salgado quem comemorou com a família o título de homem de ferro. Ele permaneceu 5,50 segundos no Impressionante, enquanto seu rival apenas 3,99 segundos no Mexicano. ???Silvano Alves sempre foi meu ídolo. Disputar a semifinal com ele e ter outros campeões mundiais, como Adriano Moraes e Guilherme Marchi, me assistindo deu uma adrenalina. Vencer e mostrar que sou capaz me emocionou demais???, disse o atleta que, desde a infância, recebe incentivo dos pais para seguir na profissão. ???Meu pai montou em touros e me apoiou muito.???
O melhor animal da montaria em touros foi Reza a Lenda, da Cia Três Irmãos, com média de 44,87 pontos.