O vice-prefeito de Americana, Roger Willians, participou nesta terça-feira, 29/11, em Campinas (SP), da 70ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). O encontro, que contou com a presença do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e de prefeitos eleitos como João Doria, de São Paulo, e, Marcelo Crivella, do Rio de Janeiro, discutiu diversos assuntos, entre eles, a crise financeira que continuará afetando os municípios em 2017.
Outro ponto discutido foi o aumento da responsabilidade das prefeituras, que assumiram mais compromissos que o estado e a união. Atualmente, Americana tem um gasto maior na saúde, que deveria ser de responsabilidade do estado e União, do que na educação, por exemplo.
Uma das saídas apontadas durante as discussões seria o investimento em recursos próprios, como o incremento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), que foi feito em Americana, ajustando a planta de valores dos imóveis na cidade.
Outras formas discutidas seriam a informatização do setor público; profissionalização da gestão, constante corte de despesas e ajuste fiscal mais duro; e a pressão voltada em Brasília para a aprovação de leis que estão em tramitação e que contribuirão com os municípios, como a Reforma do ISS; Cide Municipal; Repatriação de Recursos (novo prazo); Precatórios
No Anuário Multi Cidades ??? Finanças dos Municípios do Brasil distribuído na reunião da FNP, Americana parece em destaque em alguns itens. A cidade está entre as 100 cidades no recolhimento de impostos como IPTU, IPVA, ICMS e ITBI, mas também aparece no mesmo cenário dos municípios que mais gastam com pessoal e com o Legislativo Municipal. Os dados se referem ao ano de 2015 e são assinados pelo prefeito de Belo Horizonte (MG) e presidente da FNP, Márcio Lacerda.