Mulher, mãe, jovem e defensora de uma saúde humanizada, assim Maria Giovana Fortunato (PCdoB) quer se destacar no cenário político em Americana. Formada em saúde Pública, Giovana trabalhou como voluntária na África atendendo crianças carentes e também realizou um trabalho em terras indígenas no Rio Grande do Sul.
Além de lideranças, o que não tem faltado é disposição para cumprir a agenda extensa. Giovana tem realizado várias conversas com moradores, comerciantes, lideranças comunitárias e empresários, e muita gente ligada à cultura. 
Heber Pequeno, marido de Giovana, é produtor musical e já atuou na secretaria de cultura realizando oficinas de música por toda a cidade. Na coordenação geral da campanha está o Pastor Marcio Rogerio, (Pr Marcinho) presidente da Coppasa, Associação de pastores de Americana, que tem levado Giovana em diversas reuniões com pastores e líderes evangélicos. 
A avaliação no PCdoB é que a campanha passou de uma simples promessa a uma realidade, inclusive tendo seu nome indicado a prefeita pelo partido e vice da chapa com o ex prefeito Erich Hetzl Jr (PDT). Em uma decisão conturbada, o partido decidiu por fortalecer a chapa de vereadores.