Na próxima quinta-feira, 7 de junho, a Secretaria do Meio Ambiente vai lançar a Operação Corta Fogo 2018 para prevenir incêndios em rodovias, parques e áreas de proteção ambiental.  O evento, que contará com a presença do secretário Maurício Brusadin, será no Parque Estadual do Juquery, em Franco da Rocha. Haverá entrega de 7 caminhões (pipa e plataforma) e 11 caminhonetes 4×4 para os polos e de Planos de Prevenção e Combate a Incêndios para unidades de conservação que serão implementados a partir desse ano. A ação faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente.

Além das novas ferramentas, a fiscalização do uso irregular do fogo e de balões, as ações nas UC, o fortalecimento das brigadas municipais, as parcerias com municípios e com o setor sucroenergético, assim como o combate aéreo, que foi ampliado, e as campanhas de conscientização reforçam a estratégia da Operação Corta Fogo para esse ano. 
2017: ano quente e seco
Em 2017 foram 5.203 focos de incêndio, contra 3.193 do ano de 2016. Só em setembro, foram 2.610 focos, o maior número já registrado em um único mês desde o início da série histórica medida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 1998. Já os incêndios em Unidades de Conservação e demais Áreas Protegidas Estaduais atingiram no ano passado 3.828 hectares de matas. 
A Operação Corta Fogo, instituída em 2011, é coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente (SMA), que articula as ações de órgãos como o Corpo de Bombeiros, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de São Paulo, a Polícia Militar Ambiental (PAmb), a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo (FF) e o Instituto Florestal (IF). Quatro programas integrados e complementares são desenvolvidos pela Corta Fogo, envolvendo prevenção, controle, monitoramento e combate a incêndios florestais.