O vereador Gualter Amado (Republicanos) protocolou uma indicação na secretaria da Câmara de Americana solicitando ao Poder Executivo a realização de melhorias em diversos locais após a retirada de torres de alta tensão desativadas que pertenciam à Fepasa (Ferrovia Paulista SA), antiga estatal de transporte ferroviário. No documento, o parlamentar destaca que o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) está removendo 49 torres e seus respectivos cabos de para-raios no município e, em visita a um desses trabalhos, foi informado que a empresa contratada fará apenas a remoção da estrutura.
“Portanto, indicamos à prefeitura que após a retirada faça uma inspeção nos locais para a realização de melhorias, como no caso da torre localizada na esquina das avenidas Florindo Cibin e Carmine Feola. Restará no local uma base de concreto e um monte de terra que atrapalha a visibilidade do trânsito e a segurança de quem passa por ali”, frisa. Na indicação, o autor pede que em cada situação a prefeitura faça uma avaliação e as devidas melhorias para a segurança e bem-estar da população. A indicação será relacionada na pauta da sessão ordinária de quinta-feira (11) e encaminhada ao Poder Executivo para análise e atendimento.
Prof.a Juliana cobra o Programa Saúde da Família
A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento solicitando informações do Poder Executivo sobre o funcionamento do programa Saúde da Família no município. O objetivo é entender como o serviço tem sido prestado na cidade e identificar pontos que podem ser aprimorados. “Nós sabemos que a prevenção das doenças de maneira efetiva e descentralizada é um dos caminhos mais eficazes para diminuir a demanda de urgência e emergência, que hoje sobrecarrega o Hospital Municipal. Quando o acompanhamento é feito adequadamente, evita-se o agravamento dos casos, e nosso objetivo é saber como está sendo feito esse trabalho”, explicou a parlamentar.
No requerimento, Juliana aponta que o programa Estratégia Saúde da Família (ESF) tem como propósito a redução da incidência de doenças evitáveis e a detecção das demais, bem como a descentralização das ações, proporcionando à população o acesso e a universalização do atendimento de saúde. A vereadora explica ainda que, conforme a legislação federal que rege o programa, as equipes de saúde deverão realizar o cadastramento das famílias através de visitas aos domicílios e deverão ser instaladas nos centros de saúde ou UBS (Unidades Básicas de Saúde) do município.
No requerimento, Juliana questiona se o programa já está adequado às legislações federais recentes sobre o tema, quais são os serviços oferecidos, se são ofertados atendimentos de fisioterapia e terapia ocupacional e se as equipes disponíveis são suficientes para a demanda dos territórios. Solicita, ainda, cópia da relação de unidades que dispõem do programa, bem como relação da composição das equipes.
“Esses dados são importantes para termos um diagnóstico da situação da atenção básica no nosso município. Sabemos da grande fila de consultas de especialidades, que esperamos que comece a ser resolvida o quanto antes com o consórcio, mas também precisamos que o Programa Saúde da Família funcione, para que a população tenha o acompanhamento devido das doenças”, concluiu.